metropoles.com

GDF confirma caso de raiva bovina em zona rural do Lago Oeste

Um bezerro morreu por conta da doença. Secretaria de Agricultura afirma que medidas de contenção foram tomadas

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
bezerro
1 de 1 bezerro - Foto: Pixabay

A Secretaria de Agricultura Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) confirmou nesta quinta-feira (4/1) um caso de morte de animal por raiva bovina no Distrito Federal. A vítima é um bezerro de cinco meses, na região do Lago Oeste, em Sobradinho. Segundo a pasta, foram tomadas todas as medidas para a contenção do foco detectado e “não há epidemia”.

Agentes da Defesa Agropecuária estão em contato com produtores do Lago Oeste e regiões vizinhas com o objetivo de dar orientações sobre o protocolo obrigatório de vacinação para os animais da área afetada. A Secretaria de Saúde informa que já foi feita aplicação de soro antirrábico e vacina antirrábica em todas as pessoas que entraram em contato com o animal infectado.

Segundo a Seagri-DF, os próximos 90 dias serão de monitoramento intensivo na região. O animal morreu no dia 29 de dezembro e a pasta afirma que, no mesmo dia, foi emitido laudo confirmando a causa da morte. Em 2017, foram registrados dois casos de raiva bovina no DF, já incluindo o do Lago Oeste. Em 2016, apenas um foi contabilizado.

A doença é transmitida principalmente por morcegos hematófagos, também conhecidos como morcegos-vampiros.

Os transmissores carregam o vírus da raiva na saliva e o passam por meio de feridas na pele dos animais hospedeiros.

A Defesa Agropecuária afirma que manterá o monitoramento na região e pede aos produtores que notifiquem caso algum animal apresente os seguintes sintomas: apatia, paralisia, andar cambaleante, mordida de morcego ou qualquer alteração comportamental.

Caso haja necessidade, a Seagri orienta os produtores a entrar em contato com o escritório regional da pasta, pelos telefones: 3340-3862 ou 3487-1438.

Segundo o Governo do DF, o monitoramento dos rebanhos é feito de forma continuada e são promovidas campanhas de vacinação contra raiva em bovinos e equídeos anualmente. Além disso, diz o Executivo local, é feito o atendimento permanente aos casos suspeitos da doença e o controle de morcegos hematófagos na zona rural.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?