Os gastos dos deputados distritais vão passar a ser divulgados pelo Painel de Monitoramento da Verba Indenizatória. A Câmara Legislativa (CLDF) colocará no ar a plataforma de fiscalização a partir de 26 de novembro.
Atualmente, a Câmara divulga os gastos com verba indenizatória, mas as informações estão disponíveis em planilhas. Isso dificulta a leitura, a comparação e a análise dos dados disponíveis pela casa legislativa.
A proposta da nova plataforma é atualizar mensalmente o volume de gastos em cada modalidade, juntando o compêndio dos 24 deputados distritais. Recentemente, a CLDF lançou a reformulação completa do site e, na próxima semana, pretende digitalizar 100% dos processos legislativos.
Segundo o vice-presidente da Casa, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), o painel vai mostrar com o que o dinheiro do povo tem sido gasto, dividido por temas, como combustível ou aluguel de imóvel, indicando os valores investidos e, eventualmente, poupados.
“Nesse painel, será possível acompanhar o percentual de gastos até o teto. E de economia também. Se não gastou nada, houve economia”, explicou.
Cada centavo
Além dos gastos com verba indenizatória, a Mesa Diretora avalia a divulgação on-line dos gastos da Casa. O presidente da Câmara, Rafael Prudente (MDB), quer divulgar como o Legislativo local gasta cada centavo público.
“A gente quer mostrar no site um programa onde as pessoas vão ter acesso aos dados de forma clara. Uma coisa é você ter notas publicadas. Outra é ter uma planilha dos gastos. Outra é ter um gráfico informando todas as despesas da Câmara: quem gastou, com quem gastou, porque gastou, se extrapolou o limite, se não, qual é o percentual de economia”, contou Prudente.
De acordo com o parlamentar, a ideia ainda está em fase de análise. Mas a intenção da Casa é disponibilizar todas as informações de custos, despesas e processos internos de forma mais transparente e prática.

Segundo Rodrigo Delmasso, o painel vai mostrar os gastos da Casa com verba indenizatória mês a mês Michael Melo/Metrópoles

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente, defende a divulgação de todos os gastos da CasaJacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

O Painel de Monitoramento da Verba Indenizatória será lançado em 26 de novembro Igo Estrela/Metrópoles