metropoles.com

Gari do DF é medalhista de ouro em Campeonato Brasileiro de Karatê

Renato Santos, de 25 anos, trabalha como varredor da Sustentare Saneamento há 1 ano e quatro meses e treina a modalidade desde 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Renato Santos Karatê
1 de 1 Renato Santos Karatê - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O varredor do Distrito Federal Renato Santos, de 25 anos, é o atual medalhista de ouro do Campeonato Brasileiro de Karatê 2022, na categoria de 22 a 31 anos, na modalidade faixa verde e roxa. Renato alcançou o primeiro lugar da competição no último sábado (15/10), no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis (GO).

Na capital da República, o atleta divide o trabalho de varrição e recolhimento de lixo em vias públicas da cidade, com a rotina de treinos. A empresa que ele trabalha como gari, a Sustentare Saneamento, é a patrocinadora oficial do carateca.

Veja publicação da Sustentare Saneamento: 

Feliz com a mais recente conquista, Renato contou ao Metrópoles que começou a praticar o esporte em novembro de 2019. Desde então, o jovem ganhou nove medalhas de ouro e três pratas.

Assista imagens de Renato em alguns dos campeonatos que ele já participou:

O atleta trabalha das 6h às 14h20, diariamente, há um ano e quatro meses. Assim que guarda a vassoura após o trabalho, segue para o treino de luta, na Asa Sul, apesar de representar uma academia na M Norte, em Ceilândia, região administrativa onde reside.

“Minha rotina de treinos é um pouco difícil por causa da distância que tenho que percorrer todos os dias. Minha primeira competição foi em 2020 e a minha colocação foi o 4º lugar. Depois de um tempo, comecei a treinar com o meu atual técnico, Alberto Azevedo, que é atleta da seleção brasileira, e com o trabalho desenvolvido, conquistei nove ouros e três pratas nas competições”, orgulha-se o atleta.

Para continuar treinando e atingir o objetivo de participar de outras competições, Renato conta com o apoio da Sustentare. “A empresa, além de me patrocinar, me apoia e ajuda com os equipamentos que preciso e também no custeio das viagens e liberação no serviço para eu participar das competições. Esse patrocínio caiu do céu. Sou muito, muito grato por tudo o que fazem por mim”, frisou.

Imagens do atleta:

4 imagens
Renato ganhou o Open Nacional em 8 de outubro
Ele já possui nove medalhas de ouro e três de prata
Renato começou a lutar em 2019
1 de 4

Medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê 2022

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Renato ganhou o Open Nacional em 8 de outubro

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Ele já possui nove medalhas de ouro e três de prata

Material cedido ao Metrópoles
4 de 4

Renato começou a lutar em 2019

Material cedido ao Metrópoles

Antes de vencer o Campeonato Brasileiro de Karatê, também no início deste mês, o atleta ficou em primeiro lugar no Open Nacional do esporte, na mesma categoria disputada por ele.

“Pretendo continuar trabalhando como gari para conseguir manter a rotina de atleta. O meu sonho, agora, é participar da Copa do Brasil de Karatê, da Confederação Brasileira (CBK), e da seletiva para fazer parte da seleção brasileira, que acontecerá no ano que vem”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?