metropoles.com

Feira salgada: veja os 10 alimentos com maior alta de preços no DF

Segundo o IBGE, a inflação do DF teve alta de 0,26% em dezembro e fechou 2024 com alta acumulada de 3,93%, puxada por alimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Supermercado - Metrópoles
1 de 1 Supermercado - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Os preços dos bens e serviços brasilienses tiveram alta acumulada de 3,93% em Brasília em 2024. Os alimentos tiveram a maior alta de preços ao longo dos últimos 12 meses, com a variação de 7,91%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro nesta sexta-feira (10/1).

O alimento com maior aumento de preço ao longo de 12 meses foi a laranja-pera (58,44%). A segunda maior alta ficou por conta do café moído (44,33%). O terceiro maior aumento foi no preço do limão (29,30%).

Na sequência, as carnes puxaram a alta na conta do mercado. O quarto grande vilão anual foi o acém bovino (26,74%). O quinto aumento mais expressivo foi na alcatra (24,6%).

Na sequência, o sexto alimento com a maior aumento foi no chã de dentro, popularmente conhecido como coxão mole (23,41%). Em sétimo lugar, o óleo de soja, presente no preparo de diversos alimentos, teve alta de 22,22%.

Durante 2024, o preço da costela teve alta de 21,13%. O frango protagonizou a nona posição com variação de 20,18%. O décimo alimento com maior aumento de preços foi o brócolis (16,18%).

Mocinhos

Mas nem todos alimentos tiveram alta. Alguns caíram e aliviaram um pouco o custo da feira das famílias. A cebola teve a maior queda (-41,99%). Na sequência, o tomate (-27,65).

Apesar de ter tido uma alta expressiva na comparação entre dezembro e novembro de 2024, no acumulado do ano, a cenoura teve terceira maior queda (-25,61%).

A inflação no DF teve uma alta menor do que a média nacional, que sofreu crescimento de 0,52% na comparação com novembro e 4,83% no ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?