Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Família de criança com câncer faz vaquinha para custear tratamento milionário

A pequena Lais Alves de Andrade, 3 anos, luta há três meses contra um neuroblastoma

19/10/2022 19:46, atualizado 19/10/2022 22:15
Material cedido ao Metrópoles
Família de criança com câncer faz vaquinha para custear tratamento milionário

Na luta contra o tempo para garantir que a pequena Lais Alves de Andrade, 3 anos, consiga se curar de um câncer contra o qual batalha há três meses, a família dela criou uma vaquinha virtual. Sem condições de bancar os R$ 3,6 milhões que seriam necessários para custear as 20 doses do medicamento que aumentam a chance de sobrevivência da criança, os parentes pedem ajuda.

Lais foi diagnosticada em julho com neuroblastoma, um câncer infantil que surge nas glândulas adrenais e atinge diversas partes do corpo. “Ela sempre foi muito saudável, mas do nada começou a mancar, depois teve febre. Fomos ao médico, o exame de sangue deu alterado e foi aí que começou a preocupação”, lembra Fernanda Andrade, 37, mãe da menina.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Com o passar dos dias, o câncer avançou. A dor que a menina sentia começou a ser tão grande que não conseguia mais andar. “Ela precisou começar a tomar morfina para aliviar, pois estava impossível. Foi muito agressivo com ela”, explica.

No fim de julho, Lais começou a passar por quimioterapia. Apesar de extremamente invasivo, os resultados foram imediatos. “Depois da primeira semana, minha filha já estava querendo voltar a andar. Agora, ela já passou por quatro de cinco ciclos da quimio. Está muito sensível, mas melhorando”, destaca.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF
Família de criança com câncer faz vaquinha para custear tratamento milionário - destaque galeria
3 imagens
Ela luta contra um câncer desde julho
Família de criança com câncer faz vaquinha para custear tratamento milionário - imagem 3
Lais tem 3 anos
1 de 3

Lais tem 3 anos

Ela luta contra um câncer desde julho
2 de 3

Ela luta contra um câncer desde julho

Material cedido ao Metrópoles
Família de criança com câncer faz vaquinha para custear tratamento milionário - imagem 3
3 de 3

Material cedido ao Metrópoles

Ao fim do quinto ciclo, a garota precisa de passar por um outro tratamento ainda mais forte. Neste meio tempo, precisa de iniciar o tratamento com um remédio chamado Qarziba. Cada ampola dele custa cerca de R$ 10 mil.

Fernanda conta que o pedido para que o Sistema Único de Saúde (SUS) fornecesse o remédio já foi feito, mas que o processo é demorado. “Quando meu marido foi lá, disseram que a última pessoa conseguiu depois de oito meses. A gente não tem esse tempo”, lamenta.

Com medo de perder a janela do tratamento e possibilitar a volta do câncer no futuro, a família criou uma vaquinha virtual para conseguir comprar o máximo de ampolas possível até que o SUS libere o remédio. “O importante é começar de algum jeito”.

Os interessados em ajudar, podem fazer doações clicando neste link.