metropoles.com

Falta de verba ameaça Via-Sacra de Planaltina: “Pedido de socorro”

O tradicional evento religioso completa 50 anos, mas organizadores vivem drama por falta de verba

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Via Sacra de Planaltina no Morro da Capelinha onde ocorrerá a encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo
1 de 1 Via Sacra de Planaltina no Morro da Capelinha onde ocorrerá a encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Prestes a completar 50 anos, a tradicional Via-Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, no Distrito Federal, pode não acontecer na Sexta-Feira Santa (7/3) por falta de verba. Pelos cálculos dos organizadores, seria necessário, pelo menos, R$ 1,5 milhão para fazer o evento religioso.

De acordo com a tesoureira da Via-Sacra, Milena Guimarães, o evento tem apenas R$ 600 mil em caixa. Preocupados com a possibilidade do cancelamento, os organizadores pretendem fazer uma manifestação na Câmara Legislativa (CLDF) para pedir o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF).

“É um pedido de socorro mesmo. Queremos que os parlamentares olhem com carinho para a Via-Sacra para liberarem recursos para o evento. Esse ano ficamos muito desfalcados e estamos vivendo um drama”, disse Milena.

Veja fotos do evento no ano passado

0

No ano passado, o evento reuniu mais de 100 mil pessoas no Morro da Capelinha, segundo a Polícia Militar do DF. A expectativa dos organizadores neste ano é que o número seja ainda maior.

“É um evento que movimenta a economia, a cultura, e vai muito além do Distrito Federal. Recebemos pessoas do mundo inteiro presencialmente e nas lives no YouTube”, acrescenta a tesoureira.

Segundo Milena, em tentativa de acordo desde outubro do ano passado, hoje será o último dia que os organizadores tentarão verba de emenda parlamentar para o evento. Após reunião no plenário da CLDF, será divulgado se a tradicional Via-Sacra deverá acontecer neste ano.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?