“Esperança de vida”, diz Ibaneis em entrega de diplomas no Renova-DF

No curso alunos aprendem técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança

atualizado 30/03/2022 11:26

Ibaneis entrega diploma para alunos do Renova-DF. Na foto, o governador Ibaneis com alunos embaixo de uma placa do SesiNathália Cardim/ Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, na manhã desta quarta-feira (30/3), certificados de conclusão para 1,3 mil alunos formados no quarto ciclo do Renova-DF. O programa, coordenado pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, tem o objetivo de qualificar pessoas desempregadas que, por meio das atividades práticas, vão reformar e restaurar equipamentos públicos. A cerimônia de entrega ocorreu no ginásio da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

Renova-DF divulga lista dos contemplados no 5º ciclo. Veja nomes

“Esse programa deixa a gente cada vez mais emocionado. Parabéns a vocês (alunos) que têm a coragem de sair de casa para estudar, aprender e ter uma profissão. Não tem nada melhor no mundo do que ter oportunidade. Oportunidade deixa a gente grande e é exatamente isso que o Renova-DF faz: engrandece as pessoas. A minha vontade é que esse programa seja a esperança na vida de vocês”, destacou o governador, durante a entrega dos documentos aos formandos.

Com carga horária de 240 horas, o curso tem cerca de três meses de duração e os alunos aprendem técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. Neste 4° ciclo, os trabalhos ocorreram no Plano Piloto, Itapoã, Varjão e Vargem Bonita.

“Brasília está transformada hoje. Isso significa, acima de tudo, para cada um que fez o curso, a esperança. Esperança de uma vida melhor e de uma porta de entrada para que alcancem o mercado de trabalho. O Renova-DF é um programa coletivo construído com o suor de todos que participam”, disse o secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira.

Atualmente, há 2 mil alunos cursando o programa pelo 5° ciclo A e 1,3 mil alunos aguardando chamada para o 5° ciclo B, com previsão de início das aulas para abril.

Até o momento, 493 equipamentos públicos foram recuperados pelo o Renova-DF e diversas cidades já foram contempladas pelo programa: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Itapoã, Vargem Bonita, Arniqueira, Varjão e Plano Piloto. Há também previsão de que o programa possa seguir para outras cidades, dentre elas, pelas Vilas Telebrasília e Planalto e para o Noroeste.

Mais lidas
Últimas notícias