metropoles.com

Especialistas dão dicas de como se prevenir de golpes na hora do casamento

Entre os alertas, estão checar os antecedentes do profissional contratado e conferir a situação do CNPJ da empresa

atualizado

Compartilhar notícia

FreeImages
FreeImages
1 de 1 FreeImages - Foto: FreeImages

A realização de um sonho se transformou em pesadelo para centenas de noivas no Distrito Federal. Em menos de dois anos, decoradores, cerimonialistas e confeiteiros, aqui da capital, deram calotes em seus clientes. No último fim de semana, Roberta Souza e Ralpho Guimarães ficaram sem DJ, luz e palco durante a festa de casamento. Eles tinham contratado os serviços do empresário Francisco Coelho Bezerra.

Reprodução

Para evitar casos como o do casal, a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolcci, ressalta a importância de se fazer o monitoramento dos contratos. “As noivas fecham os serviços com quase um ano de antecedência e, por esse motivo, é importantíssimo acompanhar os eventos prestados pelos fornecedores”, alerta Maria Inês.

Ela ainda salienta que é necessário que o cliente verifique a situação do CNPJ da empresa antes de assinar qualquer documento. Caso ocorra algo parecido com o incidente desse fim de semana, Maria Inês orienta o consumidor a entrar com uma ação na Justiça por estelionato e danos morais.

O presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do DF (Sindeventos), Francisco Maia, informou que o órgão ainda não possui o controle de todas as firmas que prestam serviços em cerimônias de casamentos e que elas não são sindicalizadas.

Ao contrário dos outros segmentos atendidos pelo Sindeventos, essas empresas não fornecem aos clientes um seguro de que o serviço será prestado.

As pessoas pagam antecipado e não possuem uma garantia se vão, de fato, receber o serviço contratado

Francisco Maia

O sindicato trabalha para que, no prazo de três meses, tenha pronto o cadastro dessas empresas. Assim, será possível saber a procedência dos fornecedores.

A assessora jurídica do Procon-DF, Luciana Manes, cita alguns cuidados que os consumidores devem ter para não cair nesse tipo de golpe:

  • Fazer uma pesquisa minuciosa da empresa e do proprietário. O Google é o seu melhor amigo nessas horas. Apesar de auxiliar, só o boca a boca não é mais tão eficaz.
  • O cliente deve verificar se houve algum problema ou reclamação contra a empresa e se ela responde a algum processo.
  • Ter muita paciência com a pesquisa e analisar muito bem as propostas.
  • O consumidor deve ficar alerta e desconfiar dos preços muito abaixo do mercado, pois o barato pode sair caro.
  • Ler e analisar bem o contrato, prestando bastante atenção nos direitos e deveres do consumidor e do fornecedor.
  • Evitar pagar tudo de uma única vez.

Outros golpes 
Em 7 de maio deste ano, várias mulheres com casamento marcado registraram ocorrência contra a empresa de decoração e fotografia de eventos de Chrisanto Lopes Netto Galvão. A alegação era de um suposto golpe.

Muitas contaram que a firma teria fechado as portas e que, depois disso, Galvão havia desaparecido e não atendia as ligações ou respondia mensagens. Elas também alegavam ter recebido um e-mail, supostamente enviado pelo decorador, alegando problemas psicológicos e falência. Isso fez com que as noivas reagissem e procurassem as autoridades.

As investigações da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) apontaram que cerca de 100 pessoas teriam sido lesadas. Netto Galvão se entregou à polícia no dia 20 de agosto, após uma temporada na França. O decorador está respondendo criminalmente na Justiça pelos casamentos não realizados.

Em janeiro de 2014, a Marina Bolos e Doces, empresa referência no segmento em Brasília, fechou as portas depois de 20 anos de tradição na cidade. A surpreendente decisão deixou dezenas de noivas desoladas. A Justiça determinou que os donos da loja restituíssem os valores e indenizassem por danos morais uma das clientes que não recebeu o serviço contratado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?