*
 

A Escola Americana de Brasília (EAB) vai promover, em 24 de fevereiro, um sábado, a corrida de rua Fun Run. Esta será a 3ª edição do evento, que conta com 700 vagas para crianças entre 3 e 11 anos, adolescentes a partir de 12 e adultos acima de 19 anos.

Os percursos podem variar de 200 metros a 5 quilômetros. As inscrições vão até a véspera da corrida, dia 23, e custam entre R$ 55 e R$ 65. Todos os concorrentes recebem medalhas de participação e os primeiros colocados dos percursos mais longos, ganham troféus.

A Fun Run foi criada há sete anos. Começou pequena, contando com a participação de 20 a 30 alunos, e foi aos poucos ganhando espaço. “Percebemos que muitos parentes, como tios e primos, também queriam correr. Fizemos uma enquete com as famílias, a fim de saber qual o nível de interesse em participar, e vimos que daria para contratar uma empresa para nos ajudar a organizar o evento”, explica o diretor de esportes da escola, Juan Pablo Barea Godoi.

A ideia foi tão bem recebida que, neste ano, a prova contará com mais 200 vagas em relação a 2017, quando houve 500 inscrições. “Nosso objetivo tem sido alcançado: a gente quer melhorar cada vez mais e ter uma participação comunitária maior. Queremos que todos se sintam bem-vindos a fazer parte de uma comunidade internacional”, ressalta Godoi.

Confira fotos da edição do ano passado:

 

Apaixonada por corrida desde cedo, Zoe Weber, de 10 anos, vai participar da prova pela primeira vez. “Eu adoro correr e quero fazer isso com meus amigos e me divertir com eles”, afirma. A menina, estudante do 4º ano do ensino fundamental na EAB, conta que, além dos treinos na escola, aproveita as brincadeiras com colegas para se fortalecer para a Fun Run.

Álvaro Nadal, 14 anos, venceu os 5km da sua categoria em 2017. Ele cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Americana. “Tinha acabado de chegar no colégio e ganhei a prova. Gosto muito de correr, mas esse é um percurso que eu nunca faço. Quero correr todos os anos para manter meu recorde, competir e estar fisicamente bem”, diz.

Segundo a educadora física Larissa Zanin, 41 anos, o importante é completar o trajeto da prova. Para isso, algumas regras devem ser seguidas: “A criança não deve empurrar o amigo ou cortar a linha para correr uma distância menor, e precisa se divertir. Sempre falo para eles: ‘Se divertiu? Então você é um vencedor'”.

Larissa ressalta que o principal objetivo da Fun Run é tornar as crianças ativas. “Principalmente essa geração, tão ligada a tablet, computador e videogame. Se você não despertar a paixão pelo esporte nas crianças, elas ficam ociosas, e isso gera uma série de consequências ruins, como a obesidade.”

 

De acordo com Juan Pablo Godoi, os alunos da EAB começam a treinar para a corrida com pelo menos um mês de antecedência. “Primeiro, fazemos uma introdução, então vamos aumentando o ritmo, mas sempre enfatizando que a importância da Fun Run não é ganhar, é reduzir o próprio tempo. Essa é uma corrida contra você mesmo. Além disso, todos vão ganhar medalhas ao final”, afirma.

Às vezes, a criança se descobre na corrida. O exercício levanta a autoestima dela"
Larissa Zanin, educadora

A prova
A corrida é dividida por categorias. Todos que se inscreverem serão separados por idade. Crianças de 3 anos correm 50 metros; as de 4 e 5, 100m; pequenos com 6 e 7 fazem 200m; para 8 e 9 anos, são 400m; e os de 10 e 11 percorrem o trajeto de 700m. Todas as categorias infantis competem dentro do campo da Escola Americana.

Os demais participantes, a partir dos 12 anos, podem escolher entre dois percursos: 3km e 5km. Para eles, a prova é realizada nas proximidades da EAB.

Veja o percurso

DIVULGAÇÃO/EAB

Serviço
EAB Fun Run 2018
Data: 24 de fevereiro
Local: Escola Americana de Brasília, 605 Sul
Horário: 9h 

Para mais informações, acesse o site da corrida, inscreva-se e divirta-se.

Confira um vídeo sobre a Fun Run 2017

 

 

COMENTE

Corridaescola americana de brasíliaFun Run 2018
comunicar erro à redação

Leia mais: Distrito