Equipe do Samu realiza primeiro parto de gêmeos no DF em ambulância

A mãe, de 25 anos, e as duas meninas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As bebês são prematuras e estão na UTI Neonatal

Divulgação/SES-DFDivulgação/SES-DF

atualizado 31/07/2019 15:14

Uma equipe de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, pela primeira vez no Distrito Federal, um parto de gêmeas prematuras. As bebês nasceram com 28 semanas e cinco dias na madrugada desta terça-feira (30/07/2019), às 2h40, no Recanto das Emas, dentro da ambulância do Samu, sendo assistidas por uma médica e uma enfermeira neonatologistas.

A mãe, de 25 anos, e as duas meninas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As gêmeas nasceram com 1.150 kg e 1.110 kg, consideradas de baixo peso. Embora sejam pacientes de risco, elas estão estáveis e internadas na UTI neonatal do HRT.

 

O atendimento inicial foi prestado por uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu. Mas, como se tratava de parto gemelar, foi necessário acionar a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA), única do Brasil na área pública de saúde, formada por pediatra e enfermeira especializadas no atendimento a recém-nascidos.

A equipe USA prosseguiu o atendimento ao parto gemelar. Ainda ligadas ao cordão umbilical, as bebês prematuras passaram pelo clampeamento do cordão, aspiração orotraqueal, aquecimento, receberam suporte ventilatório e oxigenoterapia, sendo encaminhadas ao Centro Obstétrico do HRT em condições estáveis. (Com informações da Secretaria de Saúde) 

Últimas notícias