Prefeitura vai multar quem fizer aglomeração na Chapada dos Veadeiros

Em 7 de setembro, os turistas ignoraram a pandemia de Covid-19 e lotaram os espaços. O temor é que o mesmo ocorra no dia 12

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Entrada da cidade de Alto Paraíso (noturno)
1 de 1 Entrada da cidade de Alto Paraíso (noturno) - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Para evitar aglomerações como as que ocorreram no feriado prolongado de 7 de setembro, a Prefeitura de Alto Paraíso (GO), município que faz parte da Chapada dos Veadeiros, estabeleceu regras para os turistas. Por meio de decreto, o prefeito Martinho Mendes aumentou o policiamento e estipulou multa para evitar contaminações da população pelo novo coronavírus.

O Decreto nº 1.860/2020 proíbe a entrada de qualquer pessoa ou permanência em estabelecimentos comerciais sem máscara. Veta, ainda, a instalação de mesas e cadeiras no passeio público, além da realização de eventos festivos.

Quem desrespeitar as normas estará sujeito a responsabilização administrativa, cível e criminal.

Veja decreto:

Decreto by Metropoles on Scribd

A equipe de fiscalização municipal ficará incumbida de identificar eventual desrespeito às disposições do decreto, além de coibir abuso de poder econômico com possível aumento arbitrário de preços dos insumos e serviços relacionados ao enfrentamento da Covid-19.

O decreto considera aglomeração a reunião de 10 ou mais pessoas sem justificativa e sem a observância mínima de 1,50 metro de distanciamento entre elas.

A equipe de fiscalização tentará dispersar os movimentos, mas se as pessoas não obedecerem, a Polícia Militar será chamada.

Multas

A desobediência às regras estabelece multa de R$ 500 para quem não usar máscara e de R$ 3 mil para os que realizarem eventos festivos em área e ambiente externo do estabelecimento comercial.

Durante o fim de semana do feriado de 12 de outubro haverá controle no fluxo de trânsito com o objetivo de diminuir o número de carros nas ruas. Veja imagem:

Mudanças no trânsito de Alto Paraíso
Mudanças no trânsito de Alto Paraíso

Veja fotos da aglomeração formada em 7 de setembro:

Prefeitura vai multar quem fizer aglomeração na Chapada dos Veadeiros - destaque galeria
3 imagens
Até máscaras foram encontradas em cachoeiras
A Cachoeira dos Couros ficou cheia e com aglomeração em 7 de setembro
Moradores denunciam descaso de turistas com pandemia na Chapada dos Veadeiros
1 de 3

Moradores denunciam descaso de turistas com pandemia na Chapada dos Veadeiros

Reprodução
Até máscaras foram encontradas em cachoeiras
2 de 3

Até máscaras foram encontradas em cachoeiras

Reprodução
A Cachoeira dos Couros ficou cheia e com aglomeração em 7 de setembro
3 de 3

A Cachoeira dos Couros ficou cheia e com aglomeração em 7 de setembro

Reprodução

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?