metropoles.com

Partido pede apoio de forças de segurança federais em eleições de Luziânia

O Patriota pediu a intervenção para que sejam coibidos comícios e aglomerações durante o período eleitoral na cidade do Entorno

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Cidade de Luziânia
1 de 1 Cidade de Luziânia - Foto: Agência Brasil

O partido Patriota pediu à Justiça apoio de forças de segurança federais durante o processo eleitoral de Luziânia (GO). A legenda alega ter feito a requisição para evitar o descumprimento da lei eleitoral e “garantir o livre exercício do voto”.

De acordo com o pedido, protocolado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a determinação de os candidatos não realizarem comícios, passeatas e reuniões no período eleitoral não está sendo cumprida.

Pelo contrário, diversas aglomerações têm sido registradas em Luziânia, o que não é compatível com as normas do TRE-GO, devido à pandemia do novo coronavírus.

Decisão do juiz de direito da 19ª Zona Eleitoral de Luziânia (GO) proíbe a realização de passeatas e comícios, salvo no formato drive-in. Ainda está vedado nas eleições de 2020 fomentar ou tolerar aglomeração de pessoas fora dos veículos, no caso de carreatas ou comícios na modalidade “drive-in”.

Assim, na ação, o partido argumenta que “o cumprimento da determinação judicial parece não ser prioridade para os candidatos, partidos e coligações no município de Luziânia-GO”. Segundo os advogados, os candidatos têm realizado eventos de grandes proporções e aglomerações, “apesar de todo o esforço das autoridades públicas, do Juízo Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral, preferindo desobedecer às orientações e, o pior, provocar, possivelmente, a maior disseminação do vírus”.

Assim, o partido acredita que as forças de segurança atuantes em Luziânia não têm meios suficientes para o devido cumprimento das decisões da Justiça Eleitoral. Por isso, pedem intervenção de forças de segurança nacionais.

Veja documento:

Argumentação

O pedido de atuação da Força Nacional traz como argumentação evento realizado em 25 de outubro pelo deputado estadual de Goiás e candidato a prefeito de Luziânia (GO) Diego Sorgatto (DEM). Conforme matéria publicada pelo Metrópoles, ele realizou um comício, mesmo com decisão da Justiça Eleitoral proibindo o evento. O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou do encontro político.

Localizada no Entorno do Distrito Federal, a cerca de 60 quilômetros de Brasília, a cidade goiana tem 117.695 eleitores.

Cinco coligações tiveram as candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. Os candidatos à Prefeitura de Luziânia nas eleições de 2020 são: Sorgatto, Professora Edna (Podemos), Alex Meireles (Patriota), Professor Lukas (PSol) e o deputado estadual Wilde Cambão (PSD)

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?