Nova promessa: BRT ligando Entorno e DF dá passo para sair do papel

O projeto foi incluído, pela primeira vez, no PAC do governo federal. Promessa é de que as obras sejam iniciadas entre outubro e novembro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/SEDF-GO
br-040-corredor-brt
1 de 1 br-040-corredor-brt - Foto: Divulgação/SEDF-GO

Promessa antiga e que vem à tona de tempos em tempos (veja abaixo), a construção de um corredor do BRT entre Santa Maria, no Distrito Federal, e a cidade de Luziânia, em Goiás — projeto que nunca saiu do papel desde que foi cogitado — voltou a ser assunto.

Na última semana, durante um encontro que reuniu representantes dos governos do DF e de Goiás, foi apresentada uma nova etapa do projeto de implantação do sistema de transporte.

Os estudos de viabilidade técnica e ambiental avançaram, com a definição do traçado e do modelo mais viável para o corredor. A conclusão — que considerou critérios como menor custo de implantação, maior flexibilidade operacional e facilidade de integração com o sistema já existente — foi de que a solução mais adequada é a adoção do BRT ao longo da BR-040.

A análise, feita por uma empresa contratada, também confirmou a forte demanda no eixo, com tendência de crescimento significativo no número de viagens ao longo dos próximos anos, reforçando a necessidade de uma solução estruturante para melhorar a mobilidade entre o Entorno e o DF, para reduzir o tempo de deslocamento e ampliar o acesso da população.

Recurso garantido

Mas o que pode garantir que, desta vez, o projeto também não passará de uma simples promessa? Ao Metrópoles, o secretário do Entorno (SEDF-GO), Pábio Mossoró, explicou a diferença dessa para as outras tentativas de construção do corredor viário.

“Pela primeira vez, efetivamente, a obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pela primeira vez tem um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)”, avaliou.

O subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte de Goiás, Miguel Angelo Pricinote, disse à reportagem que entende o receio da população. “Outras promessas foram feitas em anos anteriores, porém, desta vez, temos garantias maiores de que, realmente, a obra será realizada. Fizemos o dever de casa”, garantiu.

Segundo Pricinote, está em fase final a negociação, com a Caixa Econômica Federal, da viabilização dos recursos. “A assinatura do contrato deve ocorrer em abril. O valor será de R$ 970 milhões. Há uma cláusula que impõe a disponibilização somente quando forem apresentados os resultados finais dos estudos e os projetos”, explicou.

O subsecretário do Governo de Goiás afirmou que, caso tudo ocorra dentro da normalidade, entre outubro e novembro tudo estará pronto para o início das obras.

Histórico

O BRT Sul foi inaugurado em 2014, durante o governo de Agnelo Queiroz, atendendo Gama e Santa Maria, mas sem chegar a Luziânia (GO).

Marconi Perillo, então governador de Goiás, chegou a se reunir com representantes da presidência da República para tentar incluir o Entorno na expansão do BRT Sul.

As tratativas, porém, esbarraram na falta de um projeto de engenharia federal aprovado e na ausência de recursos do Ministério dos Transportes para intervir na rodovia federal (BR-040).

Entre 2015 e 2017, Marconi e Rodrigo Rollemberg (governadores de Goiás e do DF na época) tentaram viabilizar a extensão até o Entorno, mas o projeto não avançou por falta de recursos federais e ausência de estudos técnicos mais consolidados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?