*
 

Foi sancionada, nesta quinta-feira (14/6), a lei que inclui 12 municípios na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). A norma havia sido aprovada no Senado em 22 de maio.

Agora, também são considerados Entorno do Distrito Federal 10 municípios goianos – Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício –, além das cidades mineiras Arinos e Cabeceira Grande.

Atualmente, a Ride abrange, além do DF, os municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, bem como os mineiros Unaí e Buritis.

O projeto, de autoria do deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF), visava apenas ampliar a área de abrangência da Ride-DF, sob o argumento de existir um conjunto de municípios limítrofes a essa região que apresentam uma forte ligação socioeconômica com o Distrito Federal e não são seus membros originais. Segundo o deputado, com a inclusão destas cidades, o governo do GDF poderá receber mais verbas do governo federal. “A população dessas cidades transita constantemente no Distrito Federal. Com a lei vamos potencializar a economia e encontrar juntos soluções para os problemas que já nos desafiam”, disse Rosso.