Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Empresas que exploram escravidão no DF terão inscrição no ICMS cassada

Projeto de lei foi aprovado na CLDF nesta terça (26/4) e segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB)

26/04/2022 19:10
Agência Brasil
trabalho análogo à escravidão

Empresas do Distrito Federal que fazem uso direto ou indireto de trabalho escravo ou análogo à escravidão terão a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS cassado. É o que define nova lei aprovada pela Câmara Legislativa (CLDF) nesta terça-feira (26/4).

O projeto é de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD). Na prática, esse cancelamento significa que os estabelecimentos que se beneficiam da escravidão ficam impossibilitados de realizar transações formais na capital.

Essa cassação implicará, ainda, aos sócios o impedimento de exercerem o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto daquele, além da proibição de entrarem com pedido de inscrição de nova empresa.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A lei prevê também que, esgotada a instância administrativa, o GDF deve divulgar, por meio do Diário Oficial (DODF), a relação de todos os penalizados constando os números do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), endereços de funcionamento e nome completo dos sócios.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

O projeto já foi aprovado em dois turnos e segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.