A população do Distrito Federal que busca por oportunidades de emprego na Agência do Trabalhador do Plano Piloto terá de se adequar, a partir de 1º de fevereiro, a uma mudança: os atendimentos, antes realizados no Setor Comercial Sul (SCS), passarão a ser feitos na 511 Norte.
O horário de atendimento, no entanto, permanece o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em 2020, a Agência do Plano Piloto atendeu 19 mil pessoas, que, agora, terão mais conforto ao buscar uma vaga no mercado de trabalho.
Segundo a Secretaria de Trabalho (Setrab), o espaço atual não comporta mais o investimento logístico, estrutural e estratégico do órgão. O secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira, afirma que a nova agência maior permitirá que o cidadão tenha acesso a outros serviços, como capacitação profissional e acesso ao microcrédito.

Interessados em concorrer a uma das oportunidades podem procurar as agências do trabalhadorRafaela Felicciano/Metrópoles

Mesmo que o candidato não se encaixe em um dos perfis das vagas disponibilizadas no dia, sistema cruza informações de currículo cadastrado junto à Secretaria de TrabalhoFelipe Menezes/Metrópoles

Basta entrar em contato com uma das agências do trabalhadorHugo Barreto/Metrópoles
A agência também poderá ser usada por empresas que quiserem realizar entrevistas no local. “Será um novo conceito”, explica Thales. Além disso, a mudança para a Asa Norte será uma forma de descentralizar o atendimento. “Na Asa Sul, temos a agência da 112, que atende, prioritariamente, pessoas com deficiência, mas está disponível para toda a população”, destaca.
Com a mudança, a Setrab vai ocupar área de mais de 5 mil metros quadrados, quase o dobro da atual. O espaço maior também permitirá que os servidores cumpram o protocolo de segurança em razão da pandemia do novo coronavírus, como o distanciamento social.
Preocupado com o fomento da economia local, com ênfase na geração de emprego e renda, o GDF fortaleceu a pasta que, até o início de 2019, era uma Secretaria Adjunta da antiga Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).
Com a transformação em uma secretaria de Estado, a Setrab ganhou nova estrutura, com seis subsecretarias e aumento considerável no quadro de pessoal.
O prédio da 511 Norte também é mais moderno e atenderá a uma estratégia de investimento tecnológico, de modernização, acessibilidade e sustentabilidade pensada para o novo modelo inteligente e inovador da Setrab.