Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

TRE-DF apresentará ao TSE projeto de eleições on-line no exterior

O projeto será levado, dentro dos próximos dias, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo presidente do TRE-DF, Roberval Belinati

05/10/2022 15:29, atualizado 05/10/2022 16:36
Igo Estrela/Metrópoles
Dupla exposição do desembargador Roberval Belinati durante coletiva eleicoes 2022

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Belinati, vai sugerir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) eleições pela internet para os brasileiros que moram no exterior. O projeto é para o pleito de 2026.

O TRE-DF é responsável por organizar a votação fora do Brasil. No total, 697 mil eleitores estão registrados para votar no exterior em 2022.

“Acredito que será possível realizar as eleições pela internet. Facilitaria a votação e faria triplicar a participação dos brasileiros no pleito. O TRE-DF faria uma economia de pelo menos R$ 10 milhões, valores gastos nestas últimas eleições”, afirmou Belinati.

Filas

Durante a votação em 2 de outubro, o TRE-DF registrou longas filas em algumas cidades do exterior, mais especificamente Paris, Dublin, Porto e Lisboa. Para a Corte, o motivo é o alto número de brasileiros votando nesses lugares.

Apesar da demora de até 3h para votar após o fim do horário do pleito em algumas localidades fora do país, o TRE-DF classificou o longo tempo de espera como sendo de “nenhuma anormalidade”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Segundo o TRE-DF, a greve no transporte público em Lisboa não atrapalhou a votação. Outras pessoas foram convocadas como mesárias, o que tornou possível retomar a votação.

Também houve tentativa de fraude a uma urna eletrônica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Um homem tentou votar duas vezes e inviabilizou a máquina. Ele alegou ter cometido um “equívoco”. Ocorrência foi registrada na Polícia Federal (PF), e o suspeito acabou retirado do local.

No total, a capital lusitana recebeu 58 urnas para a realização das eleições. Portugal tem mais de 45 mil brasileiros residentes aptos a votar,  correspondendo ao maior colégio eleitoral no exterior.