“Pesquisa reflete bom desempenho de Bolsonaro na população com renda alta”, diz presidente do Instituto Ideia

Estatístico Maurício Moura também comentou a ampla vantagem de Ibaneis Rocha na disputa pelo GDF aferida na pesquisa Metrópoles/Ideia

atualizado 01/06/2022 13:01

Imagem lateral do Palácio do Planalto- MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Instituto Ideia, Maurício Moura, avaliou que o resultado da pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia reflete o desempenho que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem no Centro-Oeste, especialmente entre a população com renda e escolaridade mais alta, e também entre os evangélicos.

O primeiro de uma série de levantamentos do Metrópoles no Distrito Federal mostra que Bolsonaro tem a preferência na disputa pela Presidência da República. Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18/5), Bolsonaro lidera a intenção de votos no DF, com 36%. Lula tem o apoio de 29,2% dos eleitores.

“Esse resultado do DF dialoga muito com o desempenho de Bolsonaro na Região Centro-Oeste e em segmentos da sociedade em que ele tem maior engajamento”, disse Moura.

A pesquisa Metrópoles/Ideia também aferiu a preferência dos eleitores brasilienses na disputa pelo Governo do DF. Tanto na sondagem estimulada (quando os nomes são indicados aos entrevistados) quanto na espontânea, o governador Ibaneis Rocha (MDB) está à frente nas intenções de voto.

Moura, que também é professor de estatística da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, avalia que Ibaneis ainda não tem um adversário consolidado. “O nível de voto espontâneo indeciso mostra que ainda há bastante espaço para volatilidade e mudanças de cenários. Em disputa eleitoral, quando há candidato à reeleição, o protagonista é o governador”, pontuou.

Na pesquisa espontânea, Ibaneis tem 24% das intenções de voto. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, abaixo de Ibaneis, todos os oito nomes lembrados pelos eleitores estão empatados tecnicamente.

Confira o resultado da pesquisa espontânea:

Fotografia colorida de gráfico

Maurício Moura é presidente do Instituto Ideia e professor de estatística da Universidade George Washington
Estimulada

Ibaneis também é o líder da pesquisa estimulada, na qual ele tem 30% das intenções de voto, seguido do senador José Antônio Reguffe (União Brasil), apontado por 10,6% dos eleitores. A deputada federal Flávia Arruda (PL) está em terceiro, com 8,5%.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Flávia está tecnicamente empatada com Reguffe. Porém, a parlamentar é oficialmente pré-candidata ao Senado.

Veja o resultado da pesquisa estimulada:

Pesquisa

Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A consulta está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número DF-09593/2022.

Mais lidas
Últimas notícias