metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/Ideia: Ibaneis tem 30% das intenções de voto para o GDF; Reguffe, 10,6%

O Metrópoles publica a primeira de 9 pesquisas eleitorais exclusivas, que serão feitas até a véspera do segundo turno das eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Placa do Palácio do Buriti
1 de 1 Placa do Palácio do Buriti - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera a intenção de votos dos eleitores do Distrito Federal na disputa pelo Palácio do Buriti, com 30%, de acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta quarta-feira (18/5).

O levantamento é o primeiro de uma série de nove encomendados pelo Metrópoles ao Instituto Ideia. As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno. Além da disputa pelo GDF, haverá sondagens para os cargos de presidente da República e senador.

Em segundo lugar na corrida pelo cargo de governador do DF, aparece o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), apontado por 10,6% dos eleitores. A deputada federal Flávia Arruda (PL) está em terceiro, com 8,5%.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Flávia está tecnicamente empatada com Reguffe. Porém, a parlamentar é oficialmente pré-candidata ao Senado.

Confira o resultado da pesquisa Metrópoles/Ideia:

O ex-secretário de Educação do DF Rafael Parente (PSB) e a senadora Leila do Vôlei (PDT) têm, cada um, 6% das intenções de voto.

O senador Izalci Lucas (PSDB) soma 5,4%; enquanto o deputado distrital Leandro Grass (PV) é apontado por 2,9% dos eleitores, seguido por Keka Bagno (PSol), com 1,3%.

Os pré-candidatos a governador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Geraldo Magela e Rosilene Corrêa pontuaram na pesquisa com 1,3% e 1,1% das intenções de voto, respectivamente.

Lucas Salles (DC) e João Vicente Goulart (PCdoB) foram escolhidos, cada um, por 0,2% dos eleitores.

Faltando menos de cinco meses para o primeiro turno, 19,3% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar.

Em contrapartida, 7,4% disseram que votarão em branco ou nulo.

A pesquisa é estimulada, ou seja, os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista contendo aqueles que já manifestaram interesse em disputar o GDF em 2022.

0
Rejeição

A pesquisa Metrópoles/Ideia também aferiu a rejeição entre os candidatos. O resultado é o seguinte: o governador Ibaneis Rocha tem 28,6%; o ex-deputado federal Geraldo Magela (PT) soma 19,9%; e a deputada federal Flávia Arruda aparece com 13,6%.

A senadora Leila do Vôlei é rejeitada por 12,4%, enquanto o ex-secretário de Educação Rafael Parente não seria votado por 11,4% do eleitorado. Keka Bagno (PSol) tem rejeição de 8,9% dos eleitores.

O senador José Antônio Reguffe tem 8,3%. Logo atrás dele, está o também senador Izalci Lucas, que é rejeitado por 7,8% do eleitorado do DF.

Rosilene Corrêa (PT) não é opção para 6,9% dos eleitores; e 5,6% disseram que não votariam de jeito nenhum no deputado distrital Leandro Grass (PV) para governador.

Lucas Salles (DC) e João Vicente Goulart (PCdoB) são rejeitados por 4% e 3,3% dos eleitores, respectivamente.

A pesquisa indica também que 11,9% dos eleitores não rejeitam ninguém; 1,4% não escolheria nenhum dos nomes; e 20,3% não souberam responder.

Pesquisa

Foram entrevistadas 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09593/2022. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações