Flávia Arruda, Reguffe, Erika Kokay e Damares empatam na disputa pelo Senado, aponta pesquisa Metrópoles/Ideia

A pesquisa Metrópoles/Ideia mostra que, a menos de cinco meses das eleições, 33,1% do eleitorado brasiliense ainda não sabe em quem votar

atualizado 01/06/2022 14:12

Plenário do SenadoRoque de Sá/Agência Senado

A disputa pela única vaga do Distrito Federal no Senado tem quatro possíveis candidatos empatados, conforme revela a pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (18/5).

A deputada federal Flávia Arruda (PL), o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), a deputada federal Erika Kokay (PT) e a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) estão tecnicamente empatados.

O levantamento é o primeiro de uma série de nove encomendados pelo Metrópoles ao Instituto Ideia. As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno. Além da disputa pelo Senado, haverá sondagens para os cargos de presidente da República e governador.

Confira o resultado da pesquisa Metrópoles/Ideia:

Segundo a pesquisa, Flávia tem 14,6% das intenções de votos, enquanto Reguffe possui 13,9%. Erika Kokay é apontada por 13% dos eleitores, e 11,4% disseram que votariam em Damares se as eleições fossem hoje. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos; por isso, todos estão tecnicamente na mesma posição.

O advogado Paulo Roque (Novo) tem 2,8% das intenções de votos, seguido de Ana Prestes (PCdoB), com a preferência de 0,6% dos eleitores.

A pesquisa Metrópoles/Ideia mostra que, a menos de cinco meses das eleições, 33,1% do eleitorado brasiliense ainda não sabe em quem votar para senador. E 10,6% disseram que vão optar pelo voto branco ou nulo.

Rejeição

O quarteto preferido para a vaga no Senado também lidera a lista dos nomes mais rejeitados: 17% disseram que não votariam de jeito nenhum em Erika; 14,6% rejeitam Damares; 14% não escolheriam Flávia; e 10% dispensam Reguffe.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0
Pesquisa

Foram entrevistadas 1.200 pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-09593/2022 e BR-04114/2022.

Mais lidas
Últimas notícias