metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/FSB: veja expectativa de eleitores com “novo” GDF

Sondagem divulgada nesta terça (23/10) mostra como os entrevistados acham que será um governo com Ibaneis ou Rollemberg a partir de 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
debate met
1 de 1 debate met - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A pesquisa Metrópoles/FSB divulgada nesta terça-feira (23/10) perguntou para os eleitores qual é a expectativa em relação ao governo, a partir de 1° de janeiro de 2019, caso Ibaneis Rocha (MDB) vença a disputa pelo GDF. O mesmo questionamento foi feito em relação ao governador e candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB).

No primeiro cenário, 42% dos entrevistados disseram acreditar que uma eventual gestão do emedebista será “boa”. Outros 10% responderam “ótima”. Para 21% seria “regular”, 4% afirmaram “ruim” e 1%, “péssima”.

As avaliações variam quando se leva em conta as respostas de eleitores de Ibaneis e de Rollemberg.

Veja:

Quando a pergunta é sobre a expectativa caso Rollemberg consiga se reeleger, 16% dos entrevistados acreditam que um eventual segundo mandato será “bom”, e 2% optaram por “ótimo”. Para 24% a previsão é de uma gestão “péssima” – mesmo percentual de quem indicou “regular”. Outros 22% marcaram a opção “ruim”.

No cenário com vitória de Rollemberg, as avaliações também variam quando se leva em conta as respostas de eleitores de Ibaneis e do atual governador.

Confira:

A pesquisa, feita entre o último sábado (20) e a segunda-feira (22), ouviu 1.072 eleitores do DF. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas foram feitas em visitas aos domicílios dos eleitores, observando a estratificação de gênero, idade e local de moradia, em amostra representativa. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa utiliza um plano amostral atualizado com base em dados do Censo IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em razão dos arredondamentos, os totais podem dar entre 99% e 101%. A sondagem foi registrada no TSE com o número DF-08791/2018.

Compartilhar notícia