metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/FSB: no DF, Bolsonaro atinge 70%. Haddad, 30%

Levantamento considerando os votos válidos foi divulgado nesta terça-feira (23/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eleições 2018 – Jair Bolsonaro carreata ceilândia
1 de 1 Eleições 2018 – Jair Bolsonaro carreata ceilândia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Jair Bolsonaro (PSL) vence com folga a corrida ao Palácio do Planalto no segundo turno, de acordo com Pesquisa Metrópoles/FSB, no Distrito Federal. O deputado federal pesselista tem 70% da intenção de votos dos brasilienses, considerando-se os sufrágios válidos. Fernando Haddad (PT) tem 30%. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (23/10).

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os sufrágios brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.

Foram entrevistados 1.072 eleitores do Distrito Federal, em questionários realizados em domicílio, observando-se a estratificação de gênero, idade e local de moradia, em amostra representativa do eleitorado do DF. Os dados foram coletados entre os dias 20 e 22 de outubro.

Reprodução

 

Reprodução

Reprodução

 

 

O capitão reformado do Exército reformado abriu ainda mais a diferença registrada no primeiro turno das eleições, quando recebeu 936.028 votos (58,36%). Fernando Haddad foi o segundo mais votado, com 16,6%. Ciro Gomes (PDT) veio em seguida, com 190.423 votos (11,87%).

Influência na eleição para o GDF
Questionados se o fato de um determinado candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) declarar apoio a Jair Bolsonaro faz alguma diferença no voto do buritizável, 52% dos entrevistados disseram não interferir.

Reprodução

Reprodução

 

Questionados se o fato de um determinado candidato ao GDF declarar apoio a Fernando Haddad faz alguma diferença no voto do buritizável, 49% dos entrevistados disseram não interferir.

Reprodução

Reprodução

 

Em razão dos arredondamentos, os totais podem dar entre 99% e 101%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-08791/2018, para os dados de governador, e com o número BR-01350/2018 para os dados de presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?