Reta final: estudantes farão provas do PAS da UnB neste domingo

Cebraspe divulgou os editais com os locais das provas e a lista dos itens vetados. Total de inscritos ainda não saiu

Michael Melo/Metrópoles

atualizado 25/11/2019 19:47

Estudantes do ensino médio de todo o Distrito Federal vivem dias de ansiedade e expectativa na reta final de preparação para as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) deste domingo (01/12/2019). As notas obtidas nas três etapas do exame garantem vagas aos melhores colocados na Universidade de Brasília (UnB).

Se você é estudante e ainda não conferiu o local onde realizará a prova, é preciso ficar atento. Na última semana, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou três editais que mostram as escolas responsáveis pela aplicação das provas (clique aqui e confira).

Para encontrar seu local de prova, basta inserir os dados informados no momento da inscrição. Também é preciso ficar de olho no horário de realização dos exames: os portões fecham às 13h. O Cebraspe pede aos candidatos que cheguem às escolas com antecedência de, pelo menos, uma hora.

A avaliação terá duração de cinco horas e as marcações no cartão de respostas deverão ser feitas utilizando apenas caneta esferográfica preta. É preciso levar documento de identidade. Não será permitido: o uso de aparelhos eletrônicos, óculos escuros, celulares, lápis, grafite e alimentos que não estejam armazenados em material transparente – isso inclui garrafas d’água.

A previsão da banca organizadora do certame é a de que o gabarito oficial saia às 19h de terça-feira (03/12/2019). O Cebraspe ainda não divulgou o total de candidatos inscritos no PAS deste ano: a expectativa é que o balanço seja divulgado nos próximos dias.

Fique de olho na concorrência

No ano passado, o curso mais concorrido foi o de medicina, no campus Darcy Ribeiro da Asa Norte, com 56,27 candidatos do PAS disputando uma única vaga. Na sequência, estava psicologia – 29,88 alunos por vaga.

Comparado com 2017, o curso de direito registrou queda na concorrência em 2018 e passou a ser o terceiro mais disputado (28,47). Odontologia (23,67) e medicina veterinária (19,95) vêm logo em seguida.

Em Ceilândia, os números são diferentes. O curso mais concorrido do último ano era o de enfermagem – 12 por vaga, seguido de fisioterapia (11,45).

Confira outra vez o que o candidato não pode levar para o dia da prova:

  • Relógios de qualquer espécie;
  • Óculos escuros;
  • Protetor auricular;
  • Lápis, lapiseira, marca-texto e borracha;
  • Chapéu, boné e gorro;
  • Recipientes e embalagens que não forem fabricados com material transparente;
  • Aparelhos eletrônicos: máquinas calculadoras que não sejam as fornecidas pelo Cebraspe, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, pen-drive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, máquina fotográfica, controle de alarme de carro.

Segundo o Cebraspe, o estudante que levar qualquer um dos objetos acima será eliminado da prova.

Fique atento:
Data das provas (1ª, 2ª e 3ª etapas): domingo (01/12/2019)
Duração das provas: cinco horas
Os candidatos farão uma prova de conhecimentos e outra de redação em língua portuguesa
Abertura dos portões: 12h
Fechamento: 13h

Últimas notícias