O Programa Universidade para Todos (ProUni) divulgou as vagas disponíveis e as faculdades participantes do processo seletivo do primeiro semestre de 2019. Só no Distrito Federal serão 11.783 bolsas disponíveis, sendo 2.654 integrais e 9.129 parciais.

O Prouni oferece oportunidades para cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em faculdades privadas. Em todo o país, são ofertadas 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, em 1.239 instituições de educação superior.

Para participar do processo seletivo, o interessado não pode ter outro diploma de curso superior e deve ter obtido pelo menos 450 pontos na média dos exames do Enem 2018 e nota superior a zero na redação. Além disso, deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, para as bolsas integrais, e de até três salários mínimos para as parciais.

O candidato também deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

As inscrições ficarão abertas de quinta-feira (31/1) a domingo (3/2). Os interessados podem consultar as vagas no site do programa (aqui).