metropoles.com

Protesto na internet contra redução de atendimento das Escolas Parque

Colégios que oferecem atividades como artes e educação física terão o número de alunos reduzido em 2017. Pais reclamam nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

SEDF/Divulgação
Escola Parque
1 de 1 Escola Parque - Foto: SEDF/Divulgação

Pais de crianças matriculadas na rede pública de ensino do Distrito Federal criaram um grupo no Facebook para protestar contra a redução do número de alunos das escolas parque, prevista para 2017. O movimento se chama Pais pela Escola Parque. Hoje, essas instituições oferecem atividades como artes, música, natação e educação física. A preocupação é que os estudantes sejam prejudicados.

A Secretaria de Educação argumenta que, embora seja prevista uma redução no número de alunos, a ideia é ampliar os dias de atendimento aos estudantes. Ainda assim, haveria prejuízo: hoje, são 3,9 mil alunos beneficiados. Com a mudança, o número cairia para 2,8 mil, e a quantidade de escolas classe passaria de 38 para 17.

“Muitas escolas não têm estrutura para oferecer educação física e artes. São padronizadas, um pátio pequeno com oito salas de aula. Onde nossos filhos vão desenvolver essas atividades?”, questiona Clara Machado, mãe de um aluno da Escola Parque 304 Sul e uma das organizadoras do protesto.

Além da página no Facebook, outras ações desenvolvidas pelos pais são protestos presenciais em frente às escolas e um abaixo assinado on-line.

Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal diz que “a mudança tem como objetivo resgatar o modelo idealizado” para a Escola Parque. “No modelo atual, os estudantes vão às instituições educacionais apenas uma vez por semana e no horário da aula da escola classe. Em 2017, os estudantes irão à Escola Parque durante toda a semana e no turno contrário ao da escola classe. Será oferecido transporte escolar e os estudantes terão almoço todos os dias. Cabe ressaltar que as escolas classes são adequadas para o atendimento”, informou a pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações