metropoles.com

MP recomenda que GDF não matricule menores de idade no ensino noturno

De acordo com a Promotoria de Defesa da Educação, crianças e adolescentes estariam sendo transferidos compulsoriamente, sem a autorização dos pais, o que coloca a segurança deles em risco

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachada do Prédio do MPDFT
1 de 1 Fachada do Prédio do MPDFT - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) recomendou que o Distrito Federal cumpra decisão judicial que proíbe a matrícula de jovens menores de 18 anos no ensino regular noturno ou na educação de jovens e adultos noturna sem autorização dos pais e recomendação da equipe pedagógica.

A sentença é resultado de uma ação proposta pela Proeduc em 2014. A Promotoria vem recebendo reclamações de alunos menores que foram transferidos compulsoriamente para a noite sem a concordância dos pais. A Secretária de Educação já havia sido alertada para a irregularidade por meio da Recomendação 1/2014, mas não tomou as providências devidas.

A Proeduc, então, ajuizou ação civil pública, que foi julgada procedente em março de 2016. Apesar da decisão, a promotoria alega que a Secretaria de Educação continua fazendo a transferência. Na nova recomendação, o MPDFT ressalta que crianças e adolescentes não podem ser obrigados a estudar à noite e que o deslocamento entre a residência e a escola nesse horário pode expor os jovens a riscos.

Em caso de descumprimento, os responsáveis podem responder por ato de improbidade administrativa e crime de desobediência. (Informações do MPDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?