metropoles.com

Estudantes divergem sobre dificuldade da prova do PAS-2017

Taxa de abstenção da prova de acesso à UnB ficou em 2,6%. Gabaritos preliminares oficiais serão divulgados na quarta-feira (6/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PAS-UnB
1 de 1 PAS-UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após cinco horas de provas, mais de 50 mil estudantes finalizaram os exames do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS-UnB) neste domingo (3/12). Entre os alunos que fizeram a prova, as opiniões sobre a dificuldade do teste foram variadas.

Para a estudante Victória Camila Costa Carvalho, 17 anos, inscrita na terceira etapa do PAS, o resultado foi positivo. “A prova foi mais fácil que a da segunda etapa, que fiz no ano passado. Acho que fui bem em português. Física foi a matéria mais difícil”, explica a candidata, que pretende cursar medicina na UnB.

0

Já para o estudante Normando Tales, 17 anos, matriculado no Centro de Ensino Médio Asa Norte (Cean), a preparação da escola não foi suficiente para a prova. “Alguns professores não passaram todo o conteúdo que estava previsto. Isso atrapalhou um pouco”, afirma o jovem, que pretender cursar geologia.

Ana Paula da Silva Gomes, 16 anos, considerou a prova deste ano mais difícil. Inscrita na segunda etapa do PAS, ela conta que encontrou mais dificuldades que esperava: “Fiz provas anteriores, mas esta foi complicada. A parte de química foi muito difícil. Eu não esperava o que ia cair”.

Redação
Como é de praxe, o tema da redação foi diferente para os estudantes de cada uma das etapas. Os inscritos que cursam o 1º ano do ensino médio tiveram que redigir um texto narrativo contando o restante da vida de uma pessoa que acaba de descobrir que vai morrer em uma semana. O tema foi inspirado no livro “As Intermitências da Morte”, do autor português José Saramago.

Já os estudantes do 2º ano do ensino médio imaginar que era um androide em 2079. A partir daí, tinham de elaborar um texto argumentando, de forma convincente, que não havia diferença entre ele e um ser humano.

Por fim, os inscritos na terceira e última etapa redigiram carta ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para contestar uma das peças publicitárias que foram apresentadas na prova. A ideia era convencer o órgão da necessidade de que o anúncio precisava ser retirado de circulação. Entre os conceitos apresentados nas campanhas, estavam machismo e racismo.

Segundo o Cebraspe, banca responsável pela organização do PAS-UnB, a taxa de abstenção nesta edição foi de 2,6%, ou seja, 1.401 inscritos não compareceram a um dos 68 locais onde a prova foi aplicada.

Gabarito
Os gabaritos oficiais preliminares do PAS-2017 devem ser divulgados na quarta-feira (6/12), a partir das 19h. A partir de então, os candidatos terão prazo de dois dias para interpor recurso pelo site www.cespe.unb.br/pas.

Em 22 de janeiro de 2018, será disponibilizada a consulta individual de desempenho dos participantes que fizeram a terceira etapa neste ano, juntamente com os argumentos mínimos e máximos por sistema/campus/curso/turno, de acordo com as pré-opções dos candidatos.

Entre 23 e 24 de janeiro de 2018, os participantes desta etapa poderão acessar o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB) e alterar, se desejarem, sua pré-opção de campus/curso/turno.

Concorrência
Para as provas deste domingo (3), estavam inscritos 53.794 estudantes. Como em outros anos, o curso de medicina é o mais concorrido, com 60,35 candidatos por vaga, no Campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Direito e psicologia, com 26,37 e 25 pessoas, respectivamente, na disputa por cada oportunidade, vêm na sequência.

No campus de Ceilândia, enfermagem é o mais concorrido e, em Planaltina, o curso mais desejado é ciências naturais. No Gama, lidera a preferência por engenharia.

A Universidade de Brasília (UnB) oferece 4.222 oportunidades por meio do PAS em 2018. Metade será disponibilizada no início do ano e o restante no segundo semestre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações