metropoles.com

Educadores do Distrito Federal recebem prêmios por projetos inovadores

Entre as iniciativas vencedoras estão quatro trabalhos desenvolvidos por professores da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
José Maria Fernandes
1 de 1 José Maria Fernandes - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Violência, desigualdade social, repetência… Educadores de todo o país precisam enfrentar diariamente um cenário desafiador. Alguns, no entanto, superam as adversidades por meio de criativos projetos pedagógicos e conseguem mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes. O trabalho desses profissionais será premiado nesta quinta-feira (3/12). O Ministério da Educação, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) vão anunciar os nomes das melhores iniciativas vencedoras dos prêmios Professores do Brasil (PPB) e Gestão Escolar (PGE) 2015.

Entre os nomes anunciados, quatro são do Distrito Federal. José Maria Fernandes (foto acima), 54 anos, diretor do Centro de Ensino Fundamental 8, em Taguatinga, está entre os representantes do DF. Em 2012, quando assumiu a direção do colégio, ele e a equipe escolar decidiram fazer uma pesquisa com a comunidade para verificar o perfil das pessoas da cidade e a realidade dos estudantes. Foram cerca de 480 famílias entrevistadas. Após o levantamento, Fernandes percebeu que teria que lutar contra graves problemas de violência, drogas e baixo rendimento escolar.

Com os dados em mãos, ele construiu o projeto pedagógico da instituição. Depois de 3 anos de muito esforço, os indicadores alcançados pela direção surpreendem.

O índice de repetência da escola está abaixo de 10%, diminuímos a evasão para menos de 1%, aumentamos a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil

José Maria Fernandes

No ranking do Ideb, o colégio está em 1º lugar em Taguatinga e exibe a 6ª colocação em todo o DF, juntamente com mais dois colégios. “Esse prêmio vem para coroar o nosso trabalho em equipe. Toda a comunidade escolar se realiza”, finaliza Fernandes.

Princesas Negras
As professoras Mariana Soares Ferreira, Patrícia Ramos de Freitas e Pilar Acosta também vão receber os prêmios na tarde desta quinta. Marina desenvolveu um projeto, voltado para os alunos de 4 a 5 anos, intitulado Princesas Negras. Ela analisou a literatura infantil e percebeu a ausência de protagonistas negros nos exemplares voltados para a meninada.

Depois de pesquisar minuciosamente as obras, a professora do Jardim de Infância 603, do Recanto das Emas, fez uma seleção de livros em que as personagens principais eram princesas negras e africanas e, mensalmente, desenvolveu atividades lúdicas envolvendo a contação de histórias desses volumes. A escola de Mariana, desde 2011, desenvolve programas educacionais que contemplam o debate de questões étnico e raciais.

A educadora Patrícia Ramos de Freitas criou o projeto Espetáculo de Parintins. Voltado para crianças com deficiências, a inciativa será premiada na categoria ciclo de alfabetização.

Mulheres em todas as suas diversidades foram as fontes de pesquisa e inspiração para o “Heroínas sem Estátua – Conhecimento a partir das mulheres”, idealizado no Centro de Ensino Médio 01 (Centrão), de São Sebastião, pela professora de Maria del Pilar Tobar Acosta. Ela é doutoranda em linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e também será homenageada. A atividade envolveu cerca de 350 estudantes de 1º e 2º anos do ensino médio e tinha como proposta contar e valorizar a vida e obra de mulheres que não tenham sido, na avaliação dos alunos, reconhecidas por seus feitos.

O resultado final será conhecido às 16h. O evento, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, premiará professores que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos a partir de experiência vivida na sala de aula. Dos 11.812 professores participantes desta edição do PPB, 30 professores são vencedores, sendo 5 por categoria. Será ainda divulgada uma premiação extra para o professor cujo projeto seja considerado o melhor na categoria.

Compartilhar notícia