metropoles.com

Curso gratuito de preparação para o Enem está com inscrições abertas

O programa #BoraVencer, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, deve atender 1,75 mil alunos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Estudantes sentados em carteiras virados para o quadro e mulher escrevendo em quadro branco
1 de 1 Estudantes sentados em carteiras virados para o quadro e mulher escrevendo em quadro branco - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois do sucesso das aulas do projeto #BoraVencer em maio deste ano, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude lançou o #BoraVencer Intensivão. A ideia é oferecer gratuitamente um intensivo preparatório para 1,75 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (15/8) e podem ser feitas até as 23h59 de sexta (19), pelo site da secretaria.

“Seguimos ampliando o acesso dos jovens da rede pública à universidade, promovendo igualdade de condições, além de melhorar o desempenho do Distrito Federal nos resultados do Enem”, justifica o secretário Aurélio Araújo. As aulas do #BoraVencer Intensivão vão de 5 de setembro a 4 de novembro. O Enem será aplicado em 5 e 6 de novembro.

Quem pode participar do #BoraVencer Intensivão
O projeto vai atender alunos de 15 a 29 anos matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada e os matriculados nos cursos de educação de jovens e adultos (EJA) equivalentes ao terceiro ano do ensino médio. Os egressos, tanto do ensino regular quanto do EJA, também podem participar. Todos devem estar obrigatoriamente inscritos no Enem 2016.

O curso terá turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno com duração de 200 horas-aula, ministrado em quatro horas-aula por dia nas áreas de conhecimento do Enem: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, redação e matemática.

As 1,75 mil vagas estão distribuídas em quatro macrorregiões. Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, foi utilizada a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) para cruzar os dados de número de habitantes por região e porcentual de pessoas que não têm nível superior.

Reprodução/Agência Brasília

Sete regiões administrativas do Distrito Federal (Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga) receberam 10% a mais de vagas. Nessas regiões, estão localizadas algumas áreas consideradas sensíveis pela política de segurança pública Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, pois representam, simultaneamente, situações de vulnerabilidade social e criminal. Do total de vagas de cada região, 5% são reservados para pessoas com deficiência.

Inscrições para o #BoraVencer Intensivão — Enem 2016
Até 19 de agosto (sexta-feira)
Pelo site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?