metropoles.com

Aumenta número de brasilienses que não conseguem pagar as contas

Pesquisa da Fecomércio mostra que apenas em outubro 4.575 pessoas foram incluídas na lista dos inadimplentes no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Santos/USP Imagens
Marcos Santos/USP Imagens cartao de credito
1 de 1 Marcos Santos/USP Imagens cartao de credito - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O número de brasilienses que não conseguem pagar as contas em dia aumentou no Distrito Federal em outubro. Em relação ao mês anterior, houve uma alta de 4.575 inadimplentes, contabilizando 93.990 famílias com dívidas em atraso. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Fecomércio-DF.

“A alta da inadimplência tem como causa, além da falta de planejamento do brasiliense, o aumento do desemprego. Além disso, a gente percebe na própria pesquisa que a modalidade que mais leva o consumidor à inadimplência é o cartão de crédito”, aponta o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. São consideradas inadimplentes as pessoas que deixam de pagar uma conta 90 dias após o seu vencimento.

O cartão de crédito continua sendo o maior motivo das dívidas. Do total dos endividados, 87,8% se declararam comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 38,1% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 56,9% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Outros 2,5% declararam não ter condições de pagar.

Endividados
Já o número de famílias endividadas (que contraíram dívidas a longo prazo, como financiamento de carro e imóvel) caiu no mês de outubro. De acordo com o estudo, o percentual de famílias com algum tipo de dívida na capital do País passou de 79,3%, em setembro, para 77,9% em outubro, um declínio de 10.050 famílias que saíram da lista de endividados.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento. Com informações da Fecomércio

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?