Doses congeladas de vacinas no DF são seguras, diz órgão de qualidade
Após instituto atestar segurança, uso ocorrerá da maneira que estava programada inicialmente. População pode agendar vacina

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) autorizou o uso das 40,1 mil doses de vacina Janssen, contra a Covid-19, que chegaram congeladas ao DF, neste sábado (3/7).
Como os imunizantes estavam fora da temperatura recomendada na Rede de Frio Central, eles foram mantidos na temperatura recomendada pela fábrica até que o instituto desse um parecer.
Neste sábado, o DF recebeu 77.850 doses de vacinas. Além do lote congelado, também chegaram 37.750 imunizantes da Fiocruz, que fabrica no Brasil a vacina da farmacêutica AstraZeneca.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasSegundo o INCQS, os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório produtor ao órgão, e de acordo com as informações que foram prestadas pelos técnicos da Rede de Frio Central sobre a ocorrência, o instituto considerou que a vacina não perdeu a estabilidade e liberou para uso.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFApós o resultado da análise, o Comitê Gestor Operacional da Vacinação Contra a Covid-19 decidiu que o uso ocorrerá da maneira que estava programada inicialmente:
- 20 mil vacinas Janssen para finalização do grupo de trabalhadores da educação da Rede Pública até o Ensino Médio;
- 16 mil vacinas Janssen para população privada de liberdade;
- 1,5 mil Janssen para a população de rua;
- 1,4 mil Janssen para os catadores de recicláveis;
- 37.750 doses da AstraZeneca para a segunda dose;
A vacinação dos grupos ocorrerá por meio de lista para os professores e os demais com vacinação feita por equipes volantes. Os imunizantes serão aplicados na próxima semana em dias e locais que ainda serão divulgados.
Veja as doses que chegaram congeladas:
Agendamento
A população com 44 anos ou mais já pode agendar a vacinação no site desde às 10h deste sábado.
Também foram abertas outras mil vagas para atender o grupo de pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais.
















