Dos 108 casos de coronavírus no DF, 80 são de transmissão local

Defesa Civil emitiu alerta para que os moradores do DF não saiam de casa, a menos em situação de urgência e emergência

atualizado 21/03/2020 13:14

Igo Estrela/Metrópoles

O número de casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal se mantém em 108, segundo o último boletim divulgado pelo governo local, às 12h deste sábado (21/03). Destes, 80 são de transmissão local (quando a pessoa entra em contato com algum viajante positivo). Isso representa 74% do total. Outras 28 pessoas contraíram o vírus no exterior.

Há, ao todo, 2.717 suspeitas em avaliação na capital. Já foram descartados 1.485. A maioria dos pacientes está em isolamento domiciliar: 104. Apenas quatro pessoas estão internadas em unidades hospitalares em decorrência da Covid-19.

Entre as pessoas internadas, está a primeira paciente com coronavírus no Distrito Federal. A mulher de 52 anos continua em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

0

No local desde o dia 5 de março, após ser transferida de um hospital particular, ela continua em estado grave, coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos, de acordo com o boletim médico divulgado na tarde desta sexta.

A Defesa Civil emitiu novo alerta aos moradores do Distrito Federal. Desta vez, recomendando que todos permaneçam em casa e só saiam em casos de urgência e emergência. O órgão pede para que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre. As medidas ajudam no enfrentamento ao coronavírus.

No entanto, o que se vê neste sábado é muita gente ainda circulando pelas ruas. Em meio à crise, uma mulher foi presa no Gama acusada de vender álcool em gel sem procedência.

Boletim divulgado às 12h deste sábado (21/03)
Casos confirmados: 108
Internados: 4
Domiciliar: 104
Pacientes recuperados: 0
Casos suspeitos: 2.717
Casos descartados: 1.485
Total de óbitos: 0

Contágio
Exterior: 28
Local: 80
Comunitário: 0

Confira a diferença entre transmissão local e comunitária:

— Transmissão local – Quando a contaminação se dá por pessoa que entrou em contato com algum viajante positivo;

– Transmissão comunitária – Quando não é possível definir como ocorreu a transmissão.

Últimas notícias