*
 

Dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, estudantes, moradores do Sudoeste, foram apreendidos na tarde desse domingo (8/7), acusados de pichação. Policiais militares flagraram a dupla sujando o muro atrás de uma escola, na Quadra 8 do Setor de Indústria Gráfica (SIG).

Os adolescentes foram apreendidos quando tentavam fugir. Os jovens assumiram a infração e foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) com o material utilizado na pichação. Depois do registro da ocorrência, os garotos foram liberados.

Em fevereiro deste ano, o  governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sancionou lei que institui multa de R$ 5 mil às pessoas que rabiscarem edificações públicas ou privadas. A pena fica ainda mais severa se o ato for praticado em monumento ou bem tombado – R$ 10 mil.

E mais: em caso de reincidência, a multa deve ser aplicada em dobro. O dinheiro decorrente das sanções irá para o Fundo Único de Meio Ambiente do DF (Funam), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e será usado na execução de políticas da pasta.