metropoles.com

Dois bebês cardíacos são operados nesta sexta-feira no Distrito Federal

No total, quatro crianças foram acolhidas em 24 horas, após acordo da Saúde com o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
cirurgia de transição de gênero
1 de 1 cirurgia de transição de gênero - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) para exigir que a Secretaria de Saúde do DF cumprisse o acordo de dar andamento às cirurgias cardíacas em crianças e acabar com a fila de espera nas unidade de saúde, duas foram acolhidas nessa quinta-feira (19/11), no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), e são operadas nesta sexta-feira (20/11); outras duas têm previsão de cirurgia para o início da próxima semana.

Os quatro bebês são os primeiros a passar pelos procedimentos depois do acordo firmado entre Secretaria de Saúde (SES) e o instituto, na noite da última quinta.

Todos os pacientes têm menos de um ano e aguardavam por cirurgia cardíaca em hospitais da rede pública de saúde, onde recebiam assistência médica.

0

Para garantir a realização dos procedimentos, a SES fez um repasse de quase R$ 4 milhões ao ICDF, de forma antecipada.

Também para ajudar no equilíbrio financeiro, a secretaria vai agilizar o pagamento dos serviços executados em outubro e oferecerá insumos básicos, conforme lista a ser elaborada pelo corpo clínico do instituto, e que são necessários para o procedimento cirúrgico dessas crianças.

Fila de espera

Como revelado pelo Metrópoles, o pequeno Khalleo Lucas Sena Lopes, com 1 mês e dois dias de nascimento, era um dos pacientes que aguardava na fila de espera. Desde quando nasceu está internado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), à espera de uma cirurgia para corrigir uma cardiopatia congênita grave. Na noite da última quarta-feira (18/11), a família recebeu a notícia de que ele será operado.

Khalleo conseguiu uma vaga no Instituto do Coração para ser avaliado por especialistas e fazer o procedimento. “Ele vai fazer os exames, vai ser uma criança normal. Desde o dia em que nasceu foi entubado. Ele vai poder respirar”, afirmou a mãe, Íris Sena Sobrinho, 17 anos.

Metas

O valor referente a esse material será abatido em pagamentos futuros a serem repassados ao instituto. Em contrapartida, ficou acertado que o ICDF vai atuar para cumprir as metas pactuadas para novembro e de dezembro.

A prioridade da Secretaria de Saúde é atender às crianças cardiopatas, por ordem de urgência, e as solicitações judiciais. São cerca de 100 pacientes pediátricos que aguardam a cirurgia cardíaca.

O instituto também deve contribuir no aumento de oferta de cirurgias cardíacas para adultos, somando esforços com o Hospital de Base e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), que também realizam esses procedimentos pela rede pública de saúde.

* Com informações da Agência Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?