metropoles.com

Diretrizes urbanísticas do Bernardo Sayão estão aprovadas

Próxima etapa do processo de regularização do setor habitacional é envio do projeto ao Conplan, o que só depende de liberação da licença ambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
23379725306_ed9d6d8e77_k
1 de 1 23379725306_ed9d6d8e77_k - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Cerca de 8 mil pessoas estão mais perto da regularização de lotes com a aprovação das diretrizes urbanísticas do Setor Habitacional Bernardo Sayão, na região administrativa do Guará. A Portaria nº 61, com a decisão da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal de sexta-feira (27/11).

As diretrizes urbanísticas definem, por exemplo, o quanto da área será destinado para equipamentos públicos, como hospitais e escolas, e para imóveis residenciais e comerciais, além dos tipos de atividade econômica permitidos. “[As diretrizes] orientam o projeto de regularização, por isso essa aprovação é importante”, diz o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade.

O processo, no entanto, não está no início. As diretrizes já são utilizadas na elaboração do projeto de regularização da área, que está na fase final. “Aguardamos apenas a licença ambiental, concedida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), para encaminharmos o documento ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan)”, diz o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Julio César Reis.

Obras
Se aprovado pelo Conplan, o projeto irá para registro em cartório. Depois dessa etapa, começarão as obras de infraestrutura no setor. O governo tem financiados R$ 66 milhões, provenientes da Caixa Econômica Federal, para pavimentação e drenagem.

Arniqueira
O Setor Habitacional Arniqueira deve ser o próximo a ter as diretrizes urbanísticas aprovadas pela pasta de Gestão do Território e Habitação. A área estava sendo analisada com o Bernardo Sayão, mas, devido a peculiaridades, o governo decidiu separar os processos.

Neste ano, foram aprovados pelo Conplan 13 projetos urbanísticos de parcelamentos, como os Trechos 1 e 3 de Vicente Pires.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?