metropoles.com

Advogadas vítimas de violência doméstica podem receber auxílio por 6 meses

Benefício no valor de um salário mínimo passa a ser disponibilizado a partir dessa terça a mulheres que têm medidas protetivas em seu favor

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 07/01/2018  Violencia contra mulher  Local:  Fot
1 de 1 Brasília (DF), 07/01/2018 Violencia contra mulher Local: Fot - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A partir dessa terça-feira (10/11) a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA-DF) lança uma linha de benefícios destinada à advogadas vítimas de violência doméstica e familiar. Chamado de Auxílio Apoio e Proteção à Mulher Advogada, a assistência oferece acompanhamento psicológico e um salário mínimo durante seis meses.

O programa tem por objetivo oferecer cuidado e proteção às advogadas do DF. O subsídio deve ser solicitado no site da instituição e, para fazê-lo, é necessário que a profissional comprove medida protetiva deferida a seu favor em razão de violência doméstica ou familiar.

“É um assunto de importância muito grande. Tanto que criamos um observatório na OAB-DF para analisar esses números”, conta Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB-DF.

Desse modo, a Caixa de Assistência criou a iniciativa no fim do Outubro Rosa. “Com isso, temos o intuito de chamar atenção para um assunto tão importante”, destaca Lins e Silva.

A beneficiária também precisa comprovar que possui renda mensal de até dois salários mínimos. A concessão não está vinculada à regularidade de da anuidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas as advogadas devem possuir registro na seccional do DF há mais de um ano.

“Estamos estendendo a mão para as colegas advogadas”, afirmou o presidente da CAA-DF, Eduardo Uchôa Athayde.

Para ele, o momento é de cuidado e de ações afirmativas. “O auxílio é uma forma de inserir essas mulheres que precisam de apoio em uma rede de proteção que devolva sua autonomia”, explicou.

0

O auxílio foi criado pela diretoria da entidade, e o Conselho Pleno da OAB/DF aprovou, na última quinta-feira (5/11), por unanimidade, a alteração do Estatuto da Caixa de Assistência dos Advogados do DF para incluir o referido auxílio no rol de benefícios. O prazo para requerimento é de 90 dias, contados da data da concessão da medida protetiva e é possível acompanhar o pedido no site da organização.

Segundo Délio Lins e Silva Jr, presidente da OAB/DF, o nível atual de casos de violência doméstica é motivo para preocupação e ações.

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o número de vítimas de violência doméstica aumentou. Acreditamos que o atual momento é de acolhimento dessas mulheres, para devolver o protagonismo de suas vidas. A diretoria da CAA-DF teve muita sensibilidade; cumprimento o trabalho de Eduardo Uchôa e toda a sua equipe”, destacou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações