Dia dos Pais: shoppings do DF usam tecnologia para evitar aglomerações

Quem deixou o presente para última hora tem uma rede de apoio, com drive-thru, uso de QR Codes com armários exclusivos e entrega em casa

atualizado 07/08/2020 14:32

dia dos paisGetty Images

Quem deixou para comprar o presente do Dia dos Pais de última hora e está com medo de enfrentar aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus, ainda terá opções de compra. Os shoppings da cidade investiram em soluções tecnológicas para atender aos consumidores e movimentar a economia local na data comemorativa.

O Metrópoles conversou com seis shoppings da cidade que tiveram iniciativas diferentes para beneficiar quem pode comprar o presente de carro ou a pé e que ainda não se sente preparado para ir fisicamente a uma loja com outros clientes.

No centro da cidade e ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, o Conjunto Nacional abriu opções de delivery para algumas lojas, de drive-thru e o serviço de locker, que pode ser usado tanto por quem está de carro quanto por pedestres.

Com o sistema de locker Retire Aqui, o brasiliense pode fazer a compra por meio do site do shopping em todas as lojas cadastradas. Em seguida, ele receberá um QR Code por SMS e e-mail. Esse código vai destrancar uma gaveta localizada no primeiro piso do centro comercial, no Acesso C, onde estará o presente ou o item que comprou. Assim, não precisa ter contato físico com vendedores.

“Esse serviço faz parte da estratégia de transformar shoppings em plataformas de venda multicanais, que possibilitam aos clientes novas experiências on-line e off-line”, diz Diego Marcondes, head de marketing da Ancar Ivanhoe, empreendedora do Conjunto Nacional.

O Taguatinga Shopping investiu em uma vitrine on-line de produtos em suas redes sociais para atrair clientes. Mesmo seguindo todos os protocolos de segurança, o shopping tem mais de 30 opções de escolha nos canais do estabelecimento, o Instagram e o Facebook.

Clientes podem, também, optar por compras com entrega pelo drive-thru. Funciona assim: no site e nas redes sociais, é possível conferir as lojas participantes e outras informações adicionais. Para comprar, o cliente deve entrar em contato diretamente com o lojista e solicitar a coleção, por vídeos ou fotos.

Depois de escolher os produtos, a forma de pagamento e de agendar data e horário da retirada, o cliente vai até o estacionamento A2 do shopping para recebimento dos produtos. O pagamento será feito diretamente no local, de dentro do carro, com um funcionário que entregará as compras devidamente higienizadas.

Movimentação

Pesquisa da Fecomércio aponta que o consumidor vai investir, em média, R$ 116,12 em presentes para o Dia dos Pais. Os itens mais procurados serão perfumes, calçados, acessórios, livros, produtos culturais, chocolates, entre outros. O Brasília Shopping, o JK Shopping e o Terraço também têm opções virtuais de venda.

Uma das opções que volta a funcionar para a data é o Mercadinho do Brasília, no Brasília Shopping. Agora, as compras podem ser feitas de dentro do carro. A feirinha volta em formato repaginado de drive-thru ou take-out, no sábado (8/8), das 11h às 17h.

O JK shopping e o Terraço também seguem a linha de vitrine virtual. Além das compras presenciais, há a opção de compras com entrega pelo drive-thru. Nos sites e nas redes sociais dos shoppings, é possível conferir as lojas participantes e outras informações adicionais.

Últimas notícias