Dia D: DF aplicou mais de 55 mil doses de vacina nesse sábado
Ação ofereceu a oportunidade para imunização contra a Covid-19, influenza e outras doenças em mais de 80 pontos da capital
atualizado
Compartilhar notícia

DF está com redução no estoque da vacina BCG desde abril de 2022
O Dia D de Vacinação no Distrito Federal, neste sábado (27,5), registrou 55 mil doses aplicadas em todas as regiões administrativas. Desse total, 17.118 foram da vacina bivalente contra a Covid-19 e outros 33.714, da imunização contra a gripe. Ainda houve aplicação de 4.364 imunizantes previstos no calendário de rotina, como os destinados a HPV, meningite, pólio, febre amarela, tétano e hepatite, entre outros.
A ação ocorreu por colaboração da Secretaria de Saúde (SES) com a Associação de Empresários de Vicente Pires, além do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), o Centro Universitário de Brasília (Ceub), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).
Com mais de 80 locais disponíveis para imunização no DF entre shoppings, feiras, estação de metrô, administrações regionais e unidades básicas de saúde (UBSs), o objetivo da ação foi facilitar o acesso da população e incentivar a vacinação para todas as faixas etárias.
Preparo e logística
Para que tudo desse certo e a população tivesse acesso aos imunizantes, a Rede de Frio Central da SES montou uma operação logística para assegurar o abastecimento tanto das UBSs quanto das equipes volantes.
Os estoques foram distribuídos durante a semana e, no sábado, dez veículos foram utilizados para atender os locais onde a quantidade de doses estivesse baixa.
Desde o dia 15 de maio, toda a população com mais de seis meses de idade pode receber a vacinação contra gripe (influenza). A campanha foi iniciada em 31 de março e priorizou crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, grupo mais atingido pelas doenças respiratórias ocasionadas pelo período da sazonalidade. Até o momento, já foram registradas mais de 460 mil doses aplicadas no DF.
Já a imunização contra a Covid-19 teve mais de 7,9 milhões de doses de vacinas monovalentes aplicadas, desde o início da campanha, em janeiro de 2021. No caso da bivalente, iniciada em fevereiro deste ano, foram mais de 375 mil doses aplicadas.
Com informações da Secretaria de Saúde