metropoles.com

DF tem 184 mil CPFs suspensos ou com pendências; veja como consultar

Problemas com a Receita podem fazer com que o CPF fique com pendências de regularização, seja suspenso ou cancelado. Consulte o seu

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Pessoa segurando CPF - Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando CPF - Metrópoles - Foto: Divulgação

O Distrito Federal tem 184.133 CPFs suspensos ou com pendências de regularização. O dado é da Receita Federal, que publicou recentemente, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa 2.172/2024, que trata da inscrição e participação no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O cidadão pode consultar a situação no site da Receita (veja o passo a passo abaixo).

Ao todo, 146.545 CPFs de moradores do DF estão suspensos, pois foi verificada alguma “inconsistência cadastral”, segundo a Receita. Outros 37.588 estão pendentes de regularização. Isso acontece quando a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) não foi entregue. A Receita ainda cancelou por multiplicidade 63.217 CPFs de brasilienses.

Nos casos em que o cidadão só precise fazer a complementação de dados cadastrais que não constem na base de dados e não há pendência na entrega de declarações de pessoa física, a regularização pode ser feita pela internet, clicando neste link.

A regularização deve ser solicitada pelo contribuinte que estiver com a situação cadastral suspensa e não estava obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos. O pedido pode ser feito pelo próprio contribuinte, quando maior de 16 anos.

Consulte seu CPF

Para consultar a situação do seu CPF, o cidadão deve acessar a página do Comprovante de Situação Cadastral no CPF, disponível neste link. O site pede o preenchimento do número do CPF e data de nascimento.

Após preencher, basta clicar em “consultar”. A página vai gerar um comprovante, que informa se o contribuinte está com o cadastro regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado, nulo ou se o titular está falecido.

A página gera uma comprovação da situação, mas não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF, por exemplo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?