metropoles.com

DF sediará primeiro torneio de goalball, esporte voltado para cegos

Evento ocorrerá neste sábado (16/3) e domingo (17), no Recanto das Emas, com equipes do DF, Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
goalball-840×546
1 de 1 goalball-840×546 - Foto: Divulgação

O Distrito Federal sediará, neste fim de semana, o Primeiro Torneio Amigos do Goalball, esporte voltando para atletas com deficiência visual. O evento ocorrerá no ginásio Tatuzão, Recanto das Emas, e contará com equipes do DF, de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A entrada é gratuita.

A competição, que ocorrerá no sábado (16/3) e domingo (17), tem o intuito de promover a divulgação do esporte e proporcionar a interação de equipes do DF e outros estados. Além disso, segundo os organizadores, visa chamar a atenção do Governo do Distrito Federal (GDF) e empresários para investimentos na modalidade esportiva.

De acordo com a presidente da Associação Brasiliense do Deficiente Visual (ABDV), Denise Braga, a importância do goalball vai além da qualidade de vida e socialização dos adeptos. “Possibilita, também, melhorias na orientação, mobilidade, equilíbrio, audição e tato”, ressaltou.

ABDV/Divulgação

 

O esporte
Goalball, ou golbol, não é um esporte adaptado e sim criado para pessoas cegas. Surgiu como uma forma de reabilitação logo após a Segunda Guerra Mundial, quando havia vários veteranos atingidos na área dos olhos.

O objetivo é acertar a bola no gol adversário utilizando as mãos.  A prática é baseada nas percepções de tato e audição, sendo, portanto, importante que não haja muito barulho durante a partida. São duas equipes, com três jogadores cada uma.

Mais informações
Pelo telefone (61) 3322-9718 ou no email: abdvweb@gmail.com

Compartilhar notícia