DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização

Imunização começa por profissionais com maior risco de exposição, como agentes da Vigilância Ambiental e aqueles que atendem pacientes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF
vacina-dengue-1
1 de 1 vacina-dengue-1 - Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

O Distrito Federal recebeu as primeiras doses da vacina contra a dengue em dose única e iniciou, nessa quinta-feira (19/2), a imunização de profissionais de saúde.

Veja:

DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - destaque galeria
5 imagens
DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 2
DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 3
DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 4
DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 5
DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 1
1 de 5

Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF
DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 2
2 de 5

DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 3
3 de 5

DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 4
4 de 5

DF recebe vacina da dengue em dose única e inicia imunização - imagem 5
5 de 5

A estratégia prioriza trabalhadores com maior risco de exposição ao vírus e faz parte de um plano para reduzir afastamentos e garantir a continuidade dos serviços públicos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), neste primeiro momento estão sendo vacinados:

  • Agentes de Vigilância Ambiental (Avas), responsáveis pelo combate aos focos do mosquito Aedes aegypti;
  • Profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, como as equipes de Consultório na Rua (eCR) e de Saúde da Família (eSF).

A nova etapa foi possível após a chegada de doses produzidas pelo Instituto Butantan. Segundo o coordenador da Atenção Primária da SES-DF, Afonso Abreu, a iniciativa tem caráter coletivo.

“Essa é uma medida estratégica de proteção coletiva, que contribui para reduzir afastamentos, garantir a continuidade dos serviços e assegurar assistência qualificada à população do DF”, explica.

As salas de vacina estão abastecidas para atender tanto servidores elegíveis quanto os Avas dos Núcleos de Vigilância Ambiental próximos às unidades.

Paralelamente, a vacinação contra a dengue segue aberta para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no DF. A expectativa da pasta é fortalecer a rede pública ao proteger tanto o público-alvo quanto os profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento à doença.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?