metropoles.com

DF pode paralisar transplantes de órgãos por falta de contrato

O atual contrato da Secretaria de Saúde com o ICTDF acaba nesta quinta-feira (28/4) e, até o momento, não houve renovação do vínculo

atualizado

Compartilhar notícia

EBC/DIvulgação
ICDF
1 de 1 ICDF - Foto: EBC/DIvulgação

O Distrito Federal corre o risco de ficar sem suporte para a realização de transplantes cardíacos, de medula óssea e outros órgãos. O contrato da Secretaria de Saúde (SES) com o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF (ICTDF) acaba nesta quinta-feira (28/4) e, até o momento, não houve renovação do vínculo.

A instituição é o único centro multitransplantador na região Centro-Oeste. Nos últimos cinco anos, o ICTDF respondeu por 85% das cirurgias cardíacas, 90% dos procedimentos de cateterismo adulto e 74% das angioplastias realizadas no DF. Na pediatria, foram 92% das cirurgias cardíacas e 100% do cateterismo pediátrico.

Também ocorreram ali 100% dos transplantes de coração e de fígado, além de mais da metade dos de rins, 98% dos de medula óssea e 22% dos de córnea em relação aos realizados nas unidades de saúde do DF.

Diante dessa possibilidade de fim dos procedimentos, a comissão de transplantados do hospital procurou o deputado distrital Jorge Vianna (PSD). Ele denunciou o problema nessa terça-feira (26/4) em sessão na Câmara Legislativa (CLDF).

“A partir do fim do contrato, não vai ter mais atendimento do paciente SUS no ICTDF. Por quê? Burocracia. O ICTDF mandou a proposta para o Conselho de Saúde do DF e foi aprovado. A proposta é razoável, e os valores são abaixo dos praticados na iniciativa privada. Só falta a assinatura do contrato. Será que vamos ter de correr contra o tempo?”, indagou.

Leia a carta:

O que dizem os envolvidos

Procurada, a Secretaria de Saúde destacou que “está em tratativa para celebração de novo instrumento contratual e informa que não haverá desabastecimento dos serviços”.

Já o ICDF ressaltou que está na expectativa de receber o contrato para assinatura até esta quinta-feira (28/4) para continuar os trabalhos.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações