via escura

DF no escuro. Iluminação precária em vias torna trânsito perigoso

Reportagem do Metrópoles percorreu o DF e encontrou postes apagados e até mesmo vias sem nenhuma energia

atualizado 31/10/2021 17:23

via escuraGustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

O farol dos carros tem sido a única iluminação de diversas vias no Distrito Federal. Mesmo com grande movimento de veículos e pedestres, diversos pontos da capital possuem postes de luz apagados ou até mesmo sem nenhum acesso a energia.

O Metrópoles cortou o Distrito Federal ao longo da semana e encontrou pelo menos sete pontos de alto risco para o trânsito. Segundo a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes), boa parte dos problemas é causada por furtos.

No Plano Piloto, a principal via que atravessa as asas Sul e Norte tem dois trechos às escuras, um no início e outro no fim do Eixão Norte. Em 2018, houve troca das lâmpadas antigas pelas de LED no local.

O primeiro trecho fica na altura das quadras 4 e 5 e atinge os dois sentidos: tanto para quem vai na direção da Saída Norte, quanto para aqueles que seguem o sentido Rodoviária. Nas imagens gravadas pela reportagem, é possível ver a escuridão nos pontos não atingidos pelos faróis dos carros.

O segundo ponto às escuras fica bem no fim do Eixão Norte, na altura das quadras 15 e 16. Localizado em trecho de inclinação da pista, o perigo aumenta para os pedestres, que se arriscam e atravessam a rua. A luz só volta bem à frente, na parte reformada em direção à Ponte do Bragueto.

0

Nos eixinhos, são vários os pontos com postes apagados tanto na parte acima do Eixão (Eixo W) quanto abaixo (Eixo L). O local mais crítico, no entanto, fica entre as quadras 205 e 208 da Asa Norte.

Nesse trecho, uma mulher de 65 anos morreu, na última semana, após ser atropelada em um acidente envolvendo moto e carro.

0

A babá Mariana Coelho, 26 anos, passa pelo local quase todos os dias e diz que a falta de iluminação é um problema não apenas de trânsito. “A gente sofre com isso tem tempo. Para atravessar, é ruim, mas também para tomar ônibus. Tem uma área aberta atrás da parada que é sem iluminação e tem muito usuário de droga. A gente fica com medo”, destaca.

O consultor Walace Silva, 30, também usa o transporte público na região e lamenta que tenha de aguardar, às vezes, meia hora no “breu”. “Todo dia é a mesma coisa. A gente fica aqui e não tem nem como se defender caso ocorra um assalto”, reclama.

Problema estendido

Duas das principais vias que se ligam à Taguatinga também sofrem com trechos de apagão completo.

Na avenida Elmo Serejo, próximo à rodoviária e ao estádio Serejão, as três faixas no sentido Brasília são iluminadas apenas pelos faróis dos carros. Ônibus saem das baias em total breu, sendo um risco para passageiros que circulam pelo terminal.

Uma parte da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na altura do shopping Florida Mall, também é afetada pela falta de iluminação. A pista no sentido Brasília só não sofre tanto quanto as outras por causa dos estabelecimentos às margens da via que possuem refletores.

0

Na Estrada Parque Contorno (DF- 001), o problema é ainda pior. No caminho para o Complexo Penitenciário da Papuda, não há postes de luz. A escuridão começa no quilômetro 30, quando ainda é duplicada, e vai até o quilômetro 52, onde a via é de mão dupla e passa por obras.

Outra parte, na altura do Itapoã Parque, também funciona em mão dupla e está na escuridão. Neste caso, a pista é cercada por denso mato, o que pode significar o aparecimento de animais silvestres no meio do trânsito a qualquer momento.

0

Confira mais fotos de pistas no DF mal iluminadas:

0

Confira no mapa abaixo os trechos relatados na matéria

O que diz a CEB Ipes

Procurada, a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) informou qual o problema de iluminação em cada um dos pontos apontados pela reportagem. Confira:

  • Avenida Elmo Serejo, altura do Serejão
    • “Houve um furto de cabo. Esta é a 3ª vez que ocorre furto de cabos no local em um mês. As equipes trabalham para repor.”
  • Eixão Norte – na altura das quadras de número 15/16 e das quadras 4/5
    • “Ocorreu um problema no cabo de alimentação e foi resolvido na manhã desta sexta-feira (29/10). A situação está normalizada.”
  • Eixo L Norte – na altura das quadras 5 até 8
    • “Há problemas no circuito e uma equipe de manutenção da CEB está no local resolvendo a situação.”
  • DF-001 – na altura do Itapoã Parque e entre os km 30 e 52
    • “Uma equipe de manutenção foi acionada para ir até o local e verificar a situação.”
  • EPTG – altura do shopping Florida Mall
    • “Houve um furto de transformador. Para regularizar a iluminação do local, a área técnica da CEB abriu solicitação para que a Neoenergia reponha o transformador.”

Mais lidas
Últimas notícias