DF: manifestantes contra aborto se reúnem na Marcha Nacional pela Vida

Grupo percorreu cerca de 1,5km na Esplanada dos Ministérios. Três faixas da S1 foram fechadas

Material cedido ao MetrópolesMaterial cedido ao Metrópoles

atualizado 11/06/2019 19:13

Integrantes do movimento Brasil sem Aborto realizaram, nesta terça-feira (11/06/2019), a 12ª Marcha Nacional pela Vida, na Esplanada dos Ministérios. A manifestação, que teve como objetivo protestar contra as tentativas de legalização do aborto no Brasil, percorreu cerca de 1,5 km, saindo da Biblioteca Nacional e parando em frente ao Congresso Nacional.

Três faixas da via S1, no Eixo Monumental, ficaram bloqueadas durante os protestos, que se iniciaram por volta das 14h. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não soube informar o número de manifestantes.

A marcha, que tem percorrido o Brasil, pede a aprovação do Estatuto do Nascituro (PL n° 478/2007) e da PEC da Vida (PEC 29/2015).

A manifestação também questiona as tentativas de legalização do aborto no país por meio do Judiciário. O movimento cita, por exemplo, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5581, ajuizada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). Nela, é pedida a legalização do aborto para gestantes infectadas pelo zika vírus.

A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, também foi alvo do grupo.

Últimas notícias