metropoles.com

DF: homem é acusado de aplicar golpe do cartão de crédito em idosos

Pelo menos nove pessoas teriam sido vítimas na região de Sobradinho. Uma delas perdeu R$ 10 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PCDF
WhatsApp Image 2019-03-26 at 15.38.19
1 de 1 WhatsApp Image 2019-03-26 at 15.38.19 - Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta terça-feira (26/3), um homem acusado de fazer parte de organização criminosa que aplicava golpes com cartões de crédito. Suesle Vasconcelos Bento, ou Motoboy, teria feito pelo menos nove vítimas na região de Sobradinho, a maioria são idosas.

De acordo com informações da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), após obter o cartão, a senha e os dados pessoais das vítimas, a organização criminosa utilizava todo o limite dos cartões com compras. Muitas só perceberam a ação da quadrilha após receberem a fatura em casa. Uma delas teve um prejuízo de R$ 10 mil.

Suesle já respondeu por roubo, homicídio e tráfico, tendo permanecido um ano e nove meses preso no Centro de Detenção Provisória (CDP).  A 35ª DP acredita que mais pessoas tenham caído no golpe.

De acordo com os investigadores, os criminosos usam a seguinte tática: são feitas ligações telefônicas para as vítimas, em geral idosas, informando sobre uma compra no cartão de crédito delas. Os donos não reconhecem o valor consumido. Então, o operador informa que irá bloquear o cartão.

Com isso, conseguem que a vítima informe a senha. O operador então manda “Motoboy” para coletá-lo. Só que o cartão encontra-se ativo e é utilizado pelo grupo para efetuar compras. De acordo com a PCDF, o número de vítimas e o prejuízo ainda é incalculável, podendo chegar às centenas de milhares de reais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações