metropoles.com

DF: Barragem do Descoberto verte antes do previsto após fortes chuvas

Barragem com capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos de água abastece aproximadamente 60% da população da capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius de Melo/ Agência Brasília
barragem-descoberto-verte
1 de 1 barragem-descoberto-verte - Foto: Vinicius de Melo/ Agência Brasília

A Barragem do Rio Descoberto verteu nesse domingo (11/2), depois de o nível da água alcançar 1.030 metros, capacidade máxima da estrutura. Cerca de 60% da população do Distrito Federal é abastecida pela barragem.

O limite de reserva foi atingido antes do esperado, pois o volume hídrico de referência para o período estava em 70%. Contudo, as fortes chuvas que caíram sobre a capital federal nos últimos dias tiveram efeito sobre o aumento no nível da barragem.

Na última sexta-feira (9/2), por exemplo, em cinco horas, choveu 44% do esperado para todo o mês. Com o alcance da capacidade do reservatório, moradores de áreas próximas à margem vão assistir ao vertedouro das águas, sobre uma parede de 55m de comprimento.

O processo ocorre para liberar o excesso de água e evitar que a barreira artificial transborde ou sofra danos. Em 2023, o escoamento do vertedouro ocorreu entre fevereiro e maio.

Medidas

A estrutura tem 265 metros de crista – ponto mais alto –, e um lago com área de 12,5 quilômetros quadrados. A barragem tem capacidade para armazenar cerca de 86 milhões de metros cúbicos de água.

O reservatório foi inaugurado em 1974 e fica próximo à BR-070. Atualmente, a estrutura é responsável pelo abastecimento hídrico de diversas cidades, como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.

Informações da Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações