Detran-DF estuda mudar uniformes de agentes e visual de viaturas

Decreto fala de mudanças para "atender aos padrões internacionais", proteger e dar mais confortos aos servidores do setor

atualizado 28/03/2020 10:30

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Zélio Maia da Rocha, assina portaria publicada em edição extra do Diário Oficial (DODF) dessa sexta-feira (27/03) para modernização da identidade visual do órgão. O texto trata da criação de um grupo de trabalho para tratar do assunto.

O intuito é propor e avaliar a atualização, a modernização e a padronização de uniformes dos agentes de trânsito, das viaturas e dos equipamentos usados pela Direção de Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Dirpol).

Mudanças para “atender aos padrões internacionais recomendados de uniformização e segurança viária”, segundo o texto. Já houve denúncias, há alguns anos, de que agentes estavam trabalhando com coletes à prova de bala vencidos.

A portaria cita os nove objetivos para justificar as possíveis alterações. Entres eles, pronto reconhecimento do agente e da instituição; proteção e redução da exposição a risco de acidentes; conforto durante o trabalho; funcionalidade e utilidade de acordo com a natureza de uso; e adaptabilidade às condições climáticas.

E mais: uniformidade e coerência da comunicação visual; adequação aos padrões internacionais de identidade visual das viaturas de policiamento e à fiscalização de trânsito; padronização e modernização dos equipamentos e acessórios de trabalho; e fortalecimento da identidade institucional da Dirpol.

O grupo de trabalho terá cinco meses para apresentar os resultados. O período poderá ser prorrogado, de acordo com decisão da direção do Detran.

Últimas notícias