Detran começará a cobrar CRLV de veículos com placas de fim 6, 7 e 8

Motoristas de automóveis com essas placas têm até 30 de novembro para regularizar Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo de 2022

atualizado 23/11/2022 12:53

agentes do detran e viatura Rafaela Felicciano/Metrópoles

A partir de 1º de dezembro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai começar a fiscalizar o licenciamento dos veículos com placa de fim 6, 7 e 8.

O prazo para regularização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2022 termina na próxima quarta-feira (30/11).

O período de renovação anual do licenciamento da frota ocorre de setembro a dezembro, de acordo com cronograma definido pelo Detran-DF.

Confira o calendário de 2022:

1 e 2 — renovação até setembro, com cobrança a partir de 1º de outubro
3, 4 e 5 — renovação até outubro, com cobrança a partir de 1º de novembro
6, 7 e 8 — renovação até novembro, com cobrança a partir de 1º de dezembro
9 e 0 — renovação até dezembro, com cobrança a partir de 1º de janeiro de 2023

Atualmente, 1.953.953 veículos circulam pelo Distrito Federal. Desse total, 884.125 estão com o licenciamento renovado. Neste ano, a exigência do CRLV renovado ocorre a partir do primeiro dia de cada mês.

Para obter o registro, é necessário quitar todos os débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Secretaria de Economia; a taxa de licenciamento anual, recolhida pelo Detran-DF; o seguro obrigatório (DPVat), administrado pela Seguradora Líder; e eventuais multas de trânsito vencidas.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que transitar com veículo não licenciado configura infração gravíssima e resulta em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento do veículo e aplicação de multa de R$ 293,47.

O CRLV é de porte obrigatório e é aceito tanto na versão impressa quanto na versão eletrônica (CRLVe), obtida pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); pelo aplicativo Detran Digital; ou pelo site portal.detran.df.gov.br.

Mais lidas
Últimas notícias