Desfile das escolas de samba do DF está previsto para ocorrer em agosto
O evento estava marcado para acontecer próximo ao aniversário de Brasília, porém foi suspenso 10 dias antes por decisão da governadora do DF

Em reunião realizada nessa terça-feira (28/7), representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) apresentaram à Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) as medidas adotadas para a realização dos desfiles das escolas de samba no Distrito Federal, previsto para agosto deste ano.
O encontro teve como objetivo acompanhar as providências adotadas pelo Governo do Distrito Federal para viabilizar o evento.
O diálogo faz parte do monitoramento institucional realizado pela PDDC, que busca contribuir para a articulação entre os órgãos públicos envolvidos e para a adoção das providências necessárias para o evento.
No encontro, o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, destacou que o papel do Ministério Público é promover o diálogo entre os órgãos públicos para que as políticas culturais sejam efetivadas e os direitos da população sejam assegurados.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF“Os desfiles das escolas de samba representam uma importante manifestação da cultura do Distrito Federal e merecem a atuação articulada do poder público para que possam ser realizados de forma adequada”, afirmou Sabo.
Também participaram da reunião o secretário de Cultura e Economia Criativa, Fernando Modesto, o subsecretário de Cultura, Leandro Oliveira, e o assessor Marcelo Batista.
O encontro foi realizado na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasDesfile adiado
No final de abril deste ano, o MPDFT havia encaminhado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal um ofício requisitando esclarecimentos sobre a suspensão do desfile, inicialmente previsto para os dias 17, 18 e 19 de abril.
O desfile estava programado para ocorrer próximo ao aniversário de Brasília, comemorado em 21 de abril. Mas o evento foi suspenso cerca de 10 dias antes por decisão da governadora do DF, Celina Leão (PP).
A chefe do Executivo local decidiu cancelar a comemoração do aniversário de Brasília e remanejar o valor que seria gasto no evento — R$ 25 milhões — para investi-lo na Secretaria de Saúde.



