metropoles.com

Desabastecimento: postos do DF reforçam estoque com 500 mil litros

De acordo com o presidente do Sindcombustíveis, Paulo Tavares, o problema de repasse de combustível será sanado até a próxima segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Esp. Metrópoles
Postos-de-gasolina-1
1 de 1 Postos-de-gasolina-1 - Foto: André Borges/Esp. Metrópoles

O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis) informou que as redes credenciadas dos postos Ipiranga e BR, em Brasília, compraram 500 mil litros de combustível de Goiânia, neste sábado (21/09/2019). O objetivo é evitar o desabastecimento, que seria causado por um problema no bombeamento do duto responsável por abastecer os pontos de venda da capital federal.

Segundo o presidente do Sindcombustíveis, Paulo Tavares, alguns postos bandeirados receberam uma quantidade inferior a normal e solicitaram o reforço em mercados próximos à região, para que não falte gasolina ao consumidor. “De toda maneira, no fim de semana a demanda cai, assim, não há possibilidade de grandes transtornos aos brasilienses”, explica.

Na última sexta-feira (20/09/2019), a Petrobras negou ao Metrópoles qualquer tipo de problema no equipamento que faz o transporte do combustível para a capital. “A Petrobras informa que o duto OSBRA, responsável pelo abastecimento de combustíveis em Brasília e Goiânia está operando normalmente. Não há problemas na distribuição e o abastecimento ao mercado está garantido. A companhia reitera que seu compromisso é com a venda e entrega de combustíveis às distribuidoras, e que estas são as responsáveis pela entrega dos produtos aos postos”, diz a nota.

Paulo Tavares afirma que o posicionamento da Petrobras é uma manobra comum, com a finalidade de não gerar desespero na população.De acordo com Tavares, a previsão é de que o problema de repasse do produto ao DF seja sanado até a próxima segunda-feira (23/09/2019).

Alerta

De acordo com Tavares, todos os postos do DF estão “em adequação”. O problema deve afetar os estabelecimentos de bandeira branca — aqueles que não pertencem a grandes marcas. “O que significa que corre o risco, sim, de alguns ficarem sem produto. Isso pode elevar os preços ainda mais do que o aumento da refinaria ocorrido ontem (quinta-feira).”

A princípio, as distribuidoras deram informações conflitantes para o problema. “Há versões de vazamento de duto por uma grande distribuidora e de que, em outra grande distribuidora, essa falta de produto se deve à demanda (dos postos), que passou a ser maior que a oferta devido ao aumento da R$ 0,06 na gasolina, feito ontem (quinta) e repassado aos revendedores, somado aos fatos ocorridos na Arábia (Saudita, o que, supostamente, resultou em falta de petróleo no mercado internacional)”, destacou o sindicato, em nota.

Por volta das 10h, segundo Paulo Tavares, foi confirmado o problema no bombeamento do duto que abastece Brasília e Goiânia. “Cada distribuidora tem seu plano individual para responder à falha. A previsão de retorno à normalidade é até segunda-feira (23/09/2019). Durante este período, estaremos em adequação de produtos na venda”, acrescentou.

Distribuidoras

A Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência) confirmou que recebeu a informação de um aumento de demanda de 15%, “o que fez com as distribuidoras buscassem reposição em mercados próximos à região”. Em nota, a associação esclarece que o preço dos combustíveis é livre e quem define o preço na bomba para o consumidor final são os postos revendedores. “Entretanto, é importante destacar que o preço final do combustível vendido no Brasil envolve muitos outros fatores, além do valor de venda determinado pelas refinarias”, afirma.

A distribuidora Ipiranga também enviou resposta para a reportagem do Metrópoles em que, inclusive, fala do problema no duto. “A Ipiranga informa que houve uma intercorrência em um dos dutos da região, operado por terceiros. A empresa acompanha a situação e está tomando as providências necessárias de logística em sua operação. A Ipiranga reforça que está prestando todas as informações necessárias a seus clientes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?